LusoJornal / Mário Cantarinha

José Luís Carneiro no Dia do Município de Gouveia

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, presidiu – enquanto representante do Governo – pelo segundo ano consecutivo, às cerimónias do Dia do Município de Gouveia, a convite do Presidente da Câmara Luís Tadeu.

O Dia do Município – feriado municipal – teve lugar na seguda-feira desta semana, dia 14 de agosto, e começou com o hastear da bandeira em frente dos Paços do Concelho, e continuou com uma cerimónia oficial no Salão nobre da Câmara Municipal, onde foram homenageados vários cidadãos do concelho.

De entre as personalidades presentes, estava o Deputado e antigo Presidente da Câmara, Santinho Pacheco, assim como, evidentemente, o Presidente da Assembleia Municipal.

No seu discurso, o Secretário de Estado teve a oportunidade de destacar a importância do LusoJornal, mas enalteceu sobretudo os emigrantes que “das dificuldades dizeram oportunidades”.

“Em todo o mundo – literalmente em todo o mundo, porque temos Portugueses em todo o mundo – tenho encontrado verdadeiras lições de vida. Lições de vida de pessoas que partiram sem nada, partiram sem conhecer a língua do país estrangeiro que os acolheu, e sem estudos, sem instrução, conseguiram aprender as línguas desses países – muitas das vezes línguas bem difíceis de aprender. Aí se transformaram em trabalhadores, aí se realizaram como empresários e hoje são reconhecidos pelas autoridades desses países”, disse José Luís Carneiro no seu discurso. “São de facto grandes lições de vida para aqueles que não tiveram essa experiência de sair do país, de irem para outras sociedades, vencer e tornarem-se exemplos de vida, exemplos de empreendimentos para essas sociedades”.

O Presidente da Câmara, o Secretário de Estado e as restantes personalidades presentes, prestaram depois homenagem aos soldados do concelho que morreram durante a I Guerra Mundial, em França, e durante a Guerra Colonial.

Como estamos em pré-campanha eleitoral, José Luís Carneiro teve a oportunidade de se encontrar com João Paulo Agra, o candidato socialista às próximas eleições municipais de Gouveia, que vai defrontar precisamente o social-democrata Luís Tadeu.