Lusa | Elton Monteiro (arquivo)

José Maria Neves nomeado em Paris “patrono” da Aliança da Década dos Oceanos pela Unesco

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

Durante a 32ª Assembleia Geral da Comissão Oceanográfica Internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), que decorre em Paris até sexta-feira, o Presidente caboverdiano José Maria Neves, foi nomeado “Patrono” da Aliança da Década dos Oceanos.

Em comunicado, a Presidência caboverdiana refere que José Maria Neves aceitou o convite dirigido pela Diretora-geral da organização, Andrei Azoulay.

O Chefe de Estado caboverdiano passa a integrar a lista das dez personalidades que compõem esta plataforma, juntamente com homólogos como os Presidentes de Portugal, das Seicheles e do Palau, entre outras individualidades internacionais que se juntaram à “Aliança da Década dos Oceanos”.

Uma nota da Unesco explica que José Maria Pereira Neves “é o mais recente Patrono da Aliança da Década dos Oceanos, ampliando o papel do país na ação global dos oceanos no âmbito da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável 2021-2030”, denominada a “Década dos Oceanos”.

“A Aliança foi criada para congregar líderes globais à volta de um esforço coletivo e mundial, liderado pela ONU, para resolver alguns dos desafios oceânicos mais prementes. Os membros da Aliança estão empenhados em aumentar a sensibilização para a necessidade de mobilizar investimentos em larga escala para a ciência dos oceanos para apoiar os proponentes das Ações da Década dos Oceanos a alcançar as prioridades da Década”, acrescenta.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]