José Rodrigues dos Santos esteve em Lyon para apresentar “Un millionaire à Lisbonne”

Na quinta-feira da semana passada, dia 20 de fevereiro, o jornalista e escritor José Rodrigues dos Santos proferiu uma conferência na livraria Decitre de Bellecour, em Lyon. A conferência teve ampla afluência e esteve presente o Cônsul Geral de Portugal em Lyon, Luís Brito Câmara e a Diretora pedagógica do Instituto de língua e cultura portuguesa (ILCP) de Lyon e professora universitária na Universidade Jean Moulin de St. Etienne, Rosa Maria Fréjaville, que tem organizado em anos anteriores a vinda de José Rodrigues dos Santos a Lyon e St. Etienne.

O conhecido jornalista da RTP apresentou o livro “Un Millionaire à Lisbonne” sobre Calouste Gulbenkian, da sua obra e dos seus métodos, assim como da forma de organização da sua escrita. José Rodrigues dos Santos respondeu às múltiplas perguntas do público presente e a conferência durou perto de duas horas.

O Cônsul Geral de Portugal felicitou o jornalista e escritor “pela sua ampla obra literária ficcional que cobre numerosos temas de interesse como a história, a religião, a ciência, as finanças e que revelam um trabalho de investigação significativo por parte do autor”. Saudou a sua “extensa e profícua experiência como jornalista, que o levou inúmeras vezes a zonas de conflito como o Iraque, Timor-Leste Afeganistão, Síria, etc. sempre com muita coragem e profissionalismo”.

Luís Brito Câmara referiu também a importância da sua visita a Lyon “que vem revelar mais uma vez o talento de cidadãos portugueses nas mais diversas áreas e as numerosos ligações históricas e culturais entre Portugal e e França, bem como de personalidades famosas que contribuíram para enriquecer ambos os países em termos culturais, como é caso de Calouste Gulbenkian, cuja biografia romanceada foi escrita pelo autor e apresentada em França”.

José Rodrigues dos Santos chegou a Lyon no dia 20 de fevereiro para o lançamento do livro e no dia seguinte esteve também em Dessines, ainda nos arredores de Lyon.

Na Decitre de Bellecour o público estava muito atento e aplaudiu José Rodrigues dos Santos, agradecendo a sessão de autógrafos e dedicatórias com grande simpatia e disponibilidade.