LusoJornal | LSG

Junta de Freguesia de Beringel aprovou voto de pesar pela morte de Linda de Suza

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

A Junta de Freguesia de Beringel, no concelho de Beja, aprovou por unanimidade um voto de pesar pela morte da cantora Linda de Suza, natural da terra, e decretou esta sexta-feira como dia de luto.

Em comunicado, a autarquia explicou que, esta sexta-feira, dia em que se realiza o funeral da cantora, em França, onde vai ser sepultada, a bandeira vai estar a meia haste e é dia de luto na freguesia.

Teolinda Joaquina de Sousa Lança, nascida em Beringel, em 1948, emigrou para França, aí fez carreira como cantora e ficou conhecida internacionalmente por Linda de Suza.

 

Voto de Pesar

“O executivo da Junta de Freguesia de Beringel, em reunião ordinária realizada a 03 de janeiro de 2023, aprovou por unanimidade um Voto de Pesar pelo falecimento, no passado dia 28 de dezembro, de Teolinda Joaquina de Sousa Lança, conhecida internacionalmente por Linda de Suza, e decretar o próximo dia 6 de janeiro como dia de luto na freguesia de Beringel e que seja colocada a bandeira da freguesia a meia-haste, dia em que se realizará o seu funeral no Grand Cimetière de Gisors, em França.

Linda de Suza nasceu em Beringel, a 22 de fevereiro de 1948 e emigrou para França em 1970, atravessando a fronteira ‘a salto’, para fugir das enormes dificuldades económicas vividas em Portugal, tal como fizeram muitos conterrâneos da freguesia de Beringel, assim como de todo o país.

Linda de Suza era uma voz incontornável da cultura lusófona e da Comunidade portuguesa, esgotando sucessivas vezes o Olympia de Paris. A cantora beringelense entre finais da década de 70 e durante a de 80, era uma referência de popularidade em Portugal e França, sendo uma presença muito assídua nas estações de televisão portuguesas e gaulesas.

Linda de Suza gravou cerca de 33 singles e de 17 LP’s, esmagadoramente edições francesas.

A Linda de Suza ficará para sempre associada à “Mala de Cartão” e à vila de Beringel.

A Junta de Freguesia de Beringel apresenta os mais sentidos pêsames a todos os familiares e amigos de Linda de Suza.

As pessoas só morrem quando são esquecidas”.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]