Lançamento do quinto volume da coleção «Compositores Portugueses / Repertório para pianistas»

O Centro Cultural Calouste Gulbenkian em Paris vai ser o palco de um concerto dedicado à música portuguesa, no dia 25 de maio, às 18h00, para celebrar a publicação do 5° volume da coleção «Compositores Portugueses – Repertório para pianistas» da Ava Musical Editions.

O repertório deste quinto volume foi selecionado pelo Professor do Conservatório Nacional João Pedro Mendes dos Santos e pelo pianista Bruno Belthoise que coordena o projeto.

Bruno Belthoise é concertista, criador e improvisador, diplomado da École Normale de Musique de Paris em 1989, laureado pela Fondation Laurent-Vibert, e recebeu o Prémio da Fondation de France em 1988, tendo sido, igualmente, «Révélation Classique» da ADAMI em 1997. É solista e membro fundador do Trio Pangea.

O repertório de «Compositores Portugueses – Repertório para pianistas», Vol. V, inclui três séculos de música, desde o século XVIII até aos nossos dias e será tocada por estudantes de Conservatórios da região parisiense e jovens pianistas portugueses dos Conservatórios de Aveiro, Barcelos e Covilhã. No total, vinte pianistas e onze professores de cinco Conservatórios franceses e três Conservatórios portugueses estão implicados no projeto.

A Ava Musical Editions foi fundada em 2007 pelos músicos José Lourenço e Nuno Fernandes, e tem como principal objetivo editar todos os compositores portugueses ou residentes em Portugal, desde o seculo XVIII até aos dias de hoje. Este projeto editorial, inédito em Portugal, conta já 1.500 títulos editados que abrangem vários géneros musicais, inclusive formações que vão desde o Instrumento Solista, Música de Câmara, Coral e Orquestral até à Ópera, Música Concertante e Música Sinfónica representando, assim, cerca de 235 compositores.

O evento é realizado em parceria com a Cátedra Lindley Cintra (Universidade Paris-Nanterre), e o leitorado da Universidade de Paris 8, Casa de Portugal André de Gouveia, Embaixada de Portugal em Paris e Instituto Camões.

 

Centro Cultural Calouste Gulbenkian

39 boulevard de la Tour-Maubourg

75007 Paris

Entrada livre