“Le roi Sébastien de Venise”: Livro de André Belo vai ser apresentado no Consulado de Paris



A apresentação do livro “Le roi Sébastien de Venise, histoire d’une rumeur”, de André Belo, editado pelas Edições Chandeigne, vai ter lugar nos Salões Eça de Queirós do Consulado-Geral de Portugal em Paris no próximo dia 23 de novembro, às 18h30.

Trata-se de uma obra de pesquisa histórica que começa por uma constatação: o rei português D. Sebastião, figura quase mitológica da cultura portuguesa, morreu de facto na batalha de Alcácer Quibir no dia 4 de agosto de 1578. Essa morte, testemunhada por vários contemporâneos, nunca foi colocada em causa na época.

A derrota na “Batalha dos Três Reis” – nome pelo qual é conhecida a batalha em França (a morte de três reis numa só batalha, neste caso dois marroquinos e um português, é algo raro na História global) e também título do excelente livro do marroquino Younès Nekrouf, publicado, em 1984, pela Albin Michel – pôs fim a mais de 150 anos de expansionismo português no Norte de África e marcou o início da longa decadência do Império Português que culminou na explosão democrática de 1974.

A apresentação no Consulado Geral de Portugal em Paris vai ter lugar na presença do autor.