“Le temps à l’épreuve des médias, Brésil-France (XXe-XXIe siècles)” – Diálogo franco-brasileiro sobre os Media e o Tempo

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]

Obra verdadeiramente transdisciplinar (História, Ciências da Comunicação e da informação) e transatlântica, “Le temps à l’épreuve des médias”, editada pela L’Harmattan e dirigida por Pascale Goetschel e Marie-France Chambat-Houillon, conta com a participação de mais de uma vintena de historiadores e especialistas em ciências da informação e da comunicação brasileiros e franceses e aborda o meio audiovisual de um ângulo novo – o da passagem do tempo – visto reunir contribuições que se esforçam por compreender a relação entre os media contemporâneos, o passado, o presente e o futuro. Nesse sentido são utilizados todos os tipos de produções mediáticas, sejam canções ou testemunhos gravados em disco, programas de ficção e entretenimento, rádio ou televisão, boletins noticiosos, anúncios, blogs e sites de Internet.

As reflexões presentes nesta obra partem de dois eixos distintos: os diferentes modos de arquivo no Brasil e em França (muito mais institucionalizada no país europeu); e, claro, o impacto do tempo nos vários meios audiovisuais (cinema, rádio, televisão, internet e redes sociais). Os arquivos encarados como conservação do passado mas igualmente como material a ser reutilizado de modo interpretar o presente e a projetar o futuro. Ou seja, o tempo visto como entidade plástica. Filmes, canções, publicidades são analisados na sua relação com a História e a Memória, relações fundamentalmente diferentes nos dois países que, como consequência, construíram estruturas mediáticas diferentes.

Todos estes objetos de estudo são utilizados para analisar o conteúdo e o significado das narrativas memoriais transmitidas, as formas de patrimonialização no trabalho ou os vários usos dos arquivos audiovisuais. Esta densa e reflexiva coletânea de textos testemunha um diálogo transatlântico frutuoso e uma renovada abordagem às ciências da informação e da comunicação, assim como à história dos media e da mediação.

Autores participantes: Maria Lúcia Almeida, Marialva Barbosa, Elizabeth Bastos Duarte, Fernanda Buarque, Maria Lília Dias de Castro, Marie-France Chambat-Houillon, Évelyne Cohen, Thiago Emanoel Ferreira dos Santos, Vera Regina Veiga França, Isabelle Gaillard, Pascale Goetschel, Itania Maria Mota Gomes, Catherine Gonnard, Juliana Freire Gutmann, Luciana Heymann, François Jost, Kátia Lerner, Fernanda Medeiros, Graziela Mello Vianna, Janderle Rabaiolli, Manuela Oliveira dos Reis, Igor Sacramento et Valéria Maria Vilas Bôas.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]