Lusa | Antonio Pedro Santos

Legislativas’22: António Costa pediu desculpa aos emigrantes que vão ter de votar pela segunda vez

[pro_ad_display_adzone id=”41077″]

 

Ontem à noite, à entrada para a Comissão política do Partido Socialista, o Primeiro Ministro António Costa pediu desculpa aos emigrantes que vão ter de votar pela segunda vez, depois do Tribunal Constitucional ter mandado repetir as eleições pelo círculo eleitoral da Europa.

António Costa apelou para que os Portugueses votem mais uma vez, numa eleição que deve ter lugar, presencialmente, nos postos consulares, no próximo dia 27 de fevereiro.

A repetição das eleições vai atirar para março a posse do novo Governo, que chegou a estar prevista para o próximo dia 23.

Só após a eleição e o respetivo apuramento, a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna está em condições de fechar o resultado e remetê-lo à Comissão Nacional de Eleições (CNE), que por sua vez o valida e envia o mapa final para publicação em Diário da República.

Ao terceiro dia após a publicação dos resultados, a Assembleia da República inicia a legislatura e só depois poderá ocorrer a posse de António Costa e dos seus Ministros.

Com todas estas etapas, fontes parlamentares ouvidas consideram que muito dificilmente a posse do Executivo poderá ocorrer antes da segunda semana de março.

Num comunicado de apenas três frases, o PS afirmou respeitar o acórdão do Tribunal Constitucional, que determinou a repetição das eleições legislativas na maioria das mesas do círculo da Europa, e espera que o novo processo eleitoral decorra com normalidade. Considera também que “tudo fez para que tivesse sido respeitada a vontade eleitoral manifestada pelos seus concidadãos”.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]