Legislativas’24: Entrevista à candidata Carmen Sonnberger (Volt Portugal) pelo círculo eleitoral da Europa


Nesta entrevista ao LusoJornal, a candidata do Volt Portugal às eleições legislativas de 10 de março, Carmen Sonnberger diz que é necessário caminhar progressivamente para o voto eletrónico, mas considera que neste momento não deve haver uniformização do voto: considera que para as Legislativas devemos continuar com o voto por correspondência e para as outras eleições com o voto presencial. O voto eletrónico deve começar a ser testado.

Carmen Sonnberger, que tem apenas 24 anos, filha de mãe portuguesa e pai austríaco, nascida em Lisboa e residente em Viena há 6 anos, considera que o ensino da língua portuguesa pode ser alargado ao ensino à distância e considera que, mais do que o ensino da língua materna, deve tratar-se de ensino de português para todos os que queiram aprender português, para abranger mais alunos.

A candidata pelo círculo eleitoral da Europa, defende mais dois Deputados pelos círculos da Emigração (um por cada um dos dois círculos). A candidata considera que os emigrantes não estão a morar no país, por isso não devem ter um número de Deputados proporcional ao número de eleitores, como em Portugal.

Diz também que os Consulados devem promover os eventos das associações e devem ter técnicos de serviço social. Defende ainda que os Consulados sejam avaliados.