LusoJornal | António Borga

Legislativas’24: Pouco mais de 5 mil eleitores votam nos Consulados porque Governo “esqueceu-se” de informar


Apenas 5.281 eleitores manifestaram vontade de votar presencialmente nos postos consulares, mas a esmagadora maioria dos eleitores portugueses no estrangeiro vai votar por via postal nas próximas eleições legislativas de 10 de março.

De acordo com fonte oficial do Ministério da Administração Interna, o universo de cidadãos recenseados no estrangeiro é de 1.541.295 eleitores e residem em 189 países.

Os eleitores podiam ter escolhido votar presencialmente, num posto Consular, mas o Governo “esqueceu-se” de informar, apesar de, no passado dia 05 de janeiro, a Assembleia da República ter recomendado ao Governo a realização de ações de sensibilização junto das Comunidades de portugueses no estrangeiro, no âmbito de campanhas de esclarecimento eleitoral para as legislativas antecipadas de 10 de março.

Na verdade, não houve qualquer campanha para informar os cidadãos que, com um simples clique, podiam ir votar ao Consulado, tornando assim estas eleições mais ecológicas.

Quem não disse nada, recebeu os boletins de voto em casa e vota pelo correio. Foram enviadas 1.541.295 cartas com o boletim de voto, segundo informação oficial, mesmo se muitas nunca chegam aos destinatários por terem, entretanto, mudado de residência, sem informar os postos consulares.

Em relação ao voto presencial, 5.281 eleitores manifestaram essa intenção, segundo dados ainda provisórios e que assim serão até à emissão dos cadernos eleitorais. O voto presencial será exercido em 60 Consulados, mas os países com maior número de eleitores nesta modalidade são precisamente aqueles em que os correios funcionam menos bem, como por exemplo o Brasil (1.382 eleitores), a Venezuela (1.353) e a África do Sul (326). Foram os próprios candidatos que fizeram circular a informação nesses países conhecidos pelo facto de grande parte dos votos que vêm destes países chegam a Lisboa demasiado tarde para serem contados.

O círculo eleitoral da Europa tem 936.451 eleitores, e 604.844 integram o círculo Fora da Europa.

A França é o país com maior número de eleitores inscritos para votar (381.273), seguindo-se o Brasil (255.007) e o Reino Unido (170.633).

Os boletins de voto começaram a ser enviados para os eleitores no dia 4 de fevereiro, para chegarem a tempo a casa dos eleitores. Por isso, quem quisesse solicitar o voto presencial, teriam de já o ter feito nessa data, para que o correio não fosse enviado.