Legislativas’24: Regresso do duelo Paulo Pisco / Carlos Gonçalves no círculo da emigração


No círculo eleitoral da emigração na Europa, a lista de candidatos às eleições legislativas de 10 de março fica marcada, mais uma vez, pelo duelo entre Paulo Pisco, pelo Partido Socialista, e Carlos Gonçalves pela Aliança Democrárica, a coligação entre o PSD, o CDS-PP e o PPM.

Paulo Pisco, membro da Comissão Nacional do PS e Presidente da Subcomissão das Diásporas da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, volta assim a ser candidato pelo Partido Socialista (PS). Trata-se de um “peso pesado” na área da emigração, que o PS volta a chamar para estas legislativas, mesmo se apoiou José Luís Carneiro, nas eleições internas para a liderança do partido, deixando para segundo lugar (novamente) Nathalie de Oliveira.

O PSD, que nas últimas eleições tinha apresentado uma professora de Viseu, Ester Vargas, por este círculo eleitoral, voltou a chamar Carlos Alberto Gonçalves, que já foi várias vezes Deputado e até já assumiu a pasta da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, no Governo de Santana Lopes.

Carlos Gonçalves é funcionário do Ministério dos Negócios Estrangeiros, quando foi Deputado pela foi Vice-Presidente da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas na XIV legislatura, e é amigo de longa data de Luís Montenegro.

Para o círculo da Europa o Chega propõe como cabeça-de-lista José Dias Fernandes, enquanto o IL apresenta João Cotrim Figueiredo. A cabeça de lista da CDU por este círculo é Joana Abreu de Carvalho e Rita Nóbrega pelo Bloco de Esquerda. O PAN escolheu Paulo Vieira de Castro, enquanto o Livre optou por Tiago Correia. Pedro Borges Godinho é o candidato da Nova Direita.

Por enquanto, o LusoJornal ainda não conseguiu apurar quel são os candidatos do MPT.A (Alternativa 21), do ADN (Alternativa Democrática Nacional), do NC (Nós, Cidadãos!), do R.I.R (Reagir Incluir Reciclar), do JPP (Juntos Pelo Povo), do E (Ergue-te), do PCTP/MRPP (Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses) e do VP (Volt Portugal).

No total há 17 listas de candidatos por este círculo eleitoral da Europa, onde estão inscritos 937.185 eleitores.

Nas últimas eleições, realizadas em 2022, o PS elegeu Paulo Pisco e Natália de Oliveira pela Europa.

.

Fora da Europa o duelo é entre José Cesário e Augusto Santos Silva

Augusto Santos Silva (PS) e José Cesário (PSD) são os cabeças de lista para o círculo Fora da Europa pelo Partido Socialista e a Aliança Democrática (AD) nas próximas legislativas de 10 de março.

O último presidente da Assembleia da República repete a candidatura, enquanto José Cesário, ex-Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, volta a ser candidato por um círculo que o elegeu várias vezes.

Para este círculo, o Chega escolheu Manuel Magno, após Maló de Abreu, ex-Deputado do PSD, ter desistido da sua candidatura.

O IL escolheu Teresa Vaz Antunes para ser cabeça de lista por Fora da Europa, enquanto a CDU apresenta Ana Oliveira. Os bloquistas têm como cabeça de lista para este círculo Miguel Heleno, o PAN apresenta Nelson Abreu e o Livre Nurin Mirzan.

Nas últimas eleições legislativas, que se realizaram em 30 de janeiro de 2022, o PS elegeu por este círculo um Deputado Augusto Santos Silva e o PSD outro, Maló de Abreu. Estão inscritos 609.345 eleitores para o círculo Fora da Europa.