Legislativas’24: Rita Nóbrega é a candidata pelo Bloco de Esquerda pelo círculo eleitoral da Europa

Com 32 anos de idade e a residir em Bruxelas, Rita Nóbrega, developer .NET e Scrum Master, é a cabeça de lista do Bloco de Esquerda pelo círculo eleitoral da Europa às eleições legislativas de 10 de março. A candidata é natural da Amadora e é membro da Mesa Nacional do Bloco de Esquerda desde 2023.

Luís Lopes, 46 anos, médico cardiologista e professor universitário é o segundo da lista. É natural de Lisboa e residente em Londres, Reino Unido.

A primeira suplente é Teresa Soares, 69 anos, professora do 2º ciclo aposentada e professora do ensino do português no estrangeiro, natural de Sintra e residente em Nuremberga, Alemanha. Teresa Soares é a Secretária-Geral do Sindicato dos Professores nas Comunidades Lusíadas (SPCL) desde 2008 e já foi candidata cabeça de lista às legislativas pela CDU e pelo Bloco de Esquerda.

O segundo suplente é Frederico Kreth D’Orey, 55 anos, funcionário dos correios e membro do conselho da empresa onde trabalha, natural de Lisboa, residente em Berlim, Alemanha.

A Mesa Nacional do BE aprovou os primeiros nomes das listas do partido às legislativas antecipadas, numa reunião que teve lugar num hotel de Lisboa no sábado.

A Coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, é a primeira candidata por Lisboa e Marisa Matias pelo Porto. Por Fora da Europa, o candidato é Miguel Heleno.

“Travar a direita” e “mudar as condições da habitação e da saúde” são as duas prioridades do BE para estas eleições.

A Mesa Nacional do BE é o órgão máximo do BE entre Convenções. Compete-lhe, sob proposta das assembleias distritais e regionais e da Comissão Política, decidir sobre a primeira candidata ou candidato das listas à Assembleia da República e às Assembleias legislativas regionais, no caso de círculos com até três Deputados, como é o caso dos dois círculos pela emigração. Nos casos dos restantes círculos, a Mesa Nacional escolhe o primeiro quinto de candidatos.