Léognan: Paulo Cafôfo diz que “quem melhor representa a portugalidade, são aqueles que residem no estrangeiro”

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

 

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, almoçou ontem em Léognan, perto de Bordeaux, com membros da associação portuguesa local, num momento onde agradeceu o facto dos Portugueses terem trazido para França “esta portugalidade, este modo de ser, este modo de sentir, que é bem português”. E acrescentou que “hoje, os Portugueses que melhor representam a portugalidade são aqueles que residem no estrangeiro”.

Paulo Cafôfo está em Bordeaux, desde ontem e passa este dia 25 de Abril na capital da Nouvelle Aquitaine. “Hoje comemoro o 25 de Abril em Bordéus. Momento para lembrar a luta contra a ditadura e contra uma guerra colonial, que levou a que muitos Portugueses fossem obrigados a emigrar e a sair do país” escreveu nas redes sociais. “E são estes portugueses no mundo, aglutinadores de diversas culturas, que por essa razão, são promotores dos valores democráticos, do respeito pelos valores humanos e da tolerância. É dessa forma que melhor se afirmam os valores de Abril e de Portugal no Mundo”.

O almoço de domingo foi organizado por Álvaro Pimenta, dirigente da associação portuguesa de Léognan, antigo Conselheiro das Comunidades Portuguesas, e fundador da Secção de Bordeaux do Partido Socialista português. Tem um livro publicado sobre a seu percurso em França.

Durante o almoço, Paulo Cafôfo dirigiu-lhe algumas palavras de apreço. “Quero agradecer a este português de gema, que sente a França também, porque aos anos que aqui está, tem um sentimento tão forte pela França como por Portugal. Agradeço por tudo aquilo que tem feito pela nossa Comunidade”. E acrescentou mais tarde: “Em nome do Governo português, estamos muito gratos por uma vida dedicada aos outros, ao associativismo e, chegar a esta fase da vida e ser respeitado, é algo que deve orgulhar muito a sua família, em primeiro lugar, os seus amigos, mas também toda a Comunidade portuguesa”.

O Secretário de Estado foi acolhido em Bordeaux pelo Cônsul-Geral Mário Gomes, que também estava no almoço, e está acompanhado pelo Diretor-Geral da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas (DGACCP), Embaixador Luís Ferraz.

Referindo-se precisamente ao Cônsul-Geral de Portugal em Bordeaux, Paulo Cafôfo, agradeceu “todo o trabalho feito em prol dos Portugueses que aqui residem. Esta é uma missão que nem sempre é fácil, porque o Cônsul quererá sempre prestar o melhor serviço à Comunidade, mas por vezes não tem os recursos suficientes para o fazer”. Por isso o Secretário de Estado agradeceu aos funcionários do posto, e na sala estava por exemplo Isabel Barradas.

“Nós, Portugal, somos um grande país. Não por sermos grande em termos de território, porque efetivamente não o somos, mas o nosso país vai muito além das nossas fronteiras, porque nós aqui estamos em solo português, estamos aqui a pisar em Portugal” disse na sua intervenção. “Há países que têm petróleo, diamantes, ouro, nós não temos isso, temos sol, temos mar, mas temos um valor que é superior a isso tudo, que são as pessoas. As pessoas são a maior riqueza que nós temos e nem todos os países podem orgulhar-se disso”. O governante foi aplaudido pelos presentes, alguns dos quais eram seus conterrâneos da Madeira. “Eu queria dizer-vos que o Governo português está muito orgulhoso do que vocês são”.

Este domingo de manhã, o Secretário de Estado deu uma entrevista à Rádio La Clé des Ondes, cujos programas em língua portuguesa existem há muitos anos, e no almoço estava também a equipa da webrádio Latinos 33. Estavão também representantes de associações portuguesas da região, como por exemplo O Sol de Portugal e o Comité francês de homenagem a Aristides de Sousa Mendes.

“Quando estão a lutar por vocês aqui em França, estão cada dia a construir também um pouco de Portugal. Portugal constrói-se não só dentro das fronteiras, constrói-se também aqui, em qualquer lugar onde há um português. Por isso muito obrigado”.

Paulo Cafôfo esteve em Paris antes de seguir para Bordeaux e vai agora passar mais dois dias em Lyon.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]