Leonardo Mathias: Morreu o antigo Embaixador de Portugal em França

Morreu esta quarta-feira, em Lisboa, com 84 anos, vítima de doença oncológica, o antigo Embaixador de Portugal em Paris, Leonardo Mathias. Era tio do atual Cônsul Geral de Portugal em Bordeaux, Marcello Mathias, e irmão do antigo Embaixador de Portugal junto da Unesco, também em Paris.

“Membro de uma notável linhagem familiar diplomática, o Embaixador Leonardo Mathias teve uma carreira brilhante, onde ressaltam as Chefias de Missão em Washington, em Bruxelas junto da União Europeia, em Brasília, em Madrid e em Paris. Foi também Membro do Governo, ao mesmo tempo que o Presidente da República, Administrador da Cruz Vermelha Portuguesa e da Fundação Calouste Gulbenkian” diz uma nota de pesar do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, que apresentou “as mais sinceras condolências” à família enlutada.

Leonardo Charles Zaffiri Duarte Mathias nasceu em Lisboa, a 10 de fevereiro de 1936, filho de Marcello Mathias, político, escritor e diplomata, Ministro dos Negócios Estrangeiros de Salazar e que foi também Embaixador de Portugal em Paris durante 24 anos.

Leonardo Mathias licenciou-se em Ciências Históricas e Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e integrou a carreira diplomática em 1960. Três anos depois era Cônsul de Portugal na cidade do Cabo, na África do Sul.

O Diplomata integrou os VII e VIII Governos Constitucionais, no início dos anos 80, como Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros.

Foi Embaixador em Bagdad (1976), Representante Permanente Adjunto de Portugal junto da Organização das Nações Unidas (1979), Embaixador em Washington (1982), Representante permanente de Portugal junto das Comunidades Europeias em Bruxelas (1986), Embaixador em Brasília (1989), em Madrid (1994) e finalmente Embaixador em Paris, onde assumiu funções em 2000 para se aposentar pouco mais de um ano depois. Foi condecorado com a Légion d’Honneur.

O também antigo Embaixadores de Portugal em França prestou homenagem a Leonardo Mathias, descrevendo-o como “um dos grandes Embaixadores que Portugal algum dia teve”.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]