«Les Passeurs d’Europe» levou Florbela Espanca ao Espace Hillel de Lyon

Teve lugar ontem à noite, dia 20, e repete esta noite, dia 21 de março, às 20h00, mais uma edição de «Les Passeurs d’Europe», este ano com o tema «L’Ardeur», no Anfiteatro do Espace Hillel, em Lyon.

O evento foi organizado pela EUNIC – um grupo de centros culturais europeus que integra a Alliance Française, o Instituto Camões, o Instituto Cervantes, o Goethe Institut e o Institut Culturel Italien. No espetáculo, cada país europeu declamou poemas na sua língua nacional no âmbito da Primavera dos poetas, bem como em diversas outras línguas europeias e mundiais (Coreia Sul, China, Vietname, Uganda, Mali, Síria,…).

O espetáculo tem uma duração de 1 hora, com música, dança e poesia e o poema escolhido por Portugal foi «Amar» de Florbela Espanca, declamado por uma jovem portuguesa e depois lido em em francês, alemão, espanhol e noutras línguas do mundo.

O Cônsul-Geral de Portugal em Lyon, Luís Brito Câmara, assistiu ao espetáculo acompanhado por Luísa Dutra, a Leitora do Instituto Camões na Universidade Lyon 2, e felicitou os organizadores e atores, nomeadamente a Coordenadora Gaele Konaté, pela qualidade do evento em termos culturais e artísticos, e «pela mensagem de diversidade, tolerância, paz e valores humanos universais que dignificam o ser humano, e que são partilhados por Portugal».

Luís Brito Câmara salientou ainda que o espetáculo «reúne elementos constituintes da alma portuguesa: poesia, música, dança e valores humanos universais (amor, amizade, direitos humanos, vida)».

 

Terça-feira 20 e quarta-feira 21 de março, 20h00

Espace Hillel

113 boulevard Vivier Merle

69003 LYON

 

Entrada livre, lugares limitados, recomenda-se marcação

Infos: 04.78.62.89.42

info@plateforme-plattform.org

 

 

[pro_ad_display_adzone id=”906″]