Liga dos Campeões feminina: Benfica defronta o Lyon nos ‘quartos’


As francesas do Lyon, recordistas de títulos na Liga dos Campeões feminina, com oito cetros, vão defrontar o Benfica, em 19 ou 20 de março, e uma semana depois, em 27 ou 28 de março, defrontam-se em Lyon a contar para os quartos de final da edição 2023/24.

O Benfica, treinado por Filipe Patão, é a primeira equipa portuguesa a atingir esta fase da prova, e vai defrontar o adversário mais complicado. O Lyon conquistou oito das 22 edições da prova, as primeiras em 2010/11 e 2011/12, depois mais cinco consecutivas, entre 2015/16 e 2019/20, e ainda em 2021/22, batendo na final o FC Barcelona, vencedor em 2020/21 e 2022/23.

As gaulesas não têm conseguido suster o poderio das catalãs, mas voltam a ser uma das principais candidatas ao título, numa época em que, a exemplo do ‘Barça’, ainda não conheceram o sabor da derrota, tendo cedido apenas duas igualdades.

No Grupo B da ‘Champions’, o Lyon empatou a dois golos no campo das norueguesas do Brann, com 10 unidades desde os 52 minutos, e, a fechar a fase de grupos, somou novo empate 2-2, agora na receção às checas do Slavia Praga.

De resto, as comandadas da lusodescendente Sonia Bompastor, de 43 anos, só somam vitórias, quatro delas na ‘Champions’: 9-0 em Praga, 2-0 na receção ao St. Polten, 3-1 em casa com o Brann e 7-0 na deslocação à Áustria.

Nas competições internas, o Lyon já venceu a Supertaça (2-0 ao Paris Saint-Germain), está nos ‘oitavos’ da Taça de França e lidera destacado a Ligue 1.

O plantel do Lyon é formado por uma ‘constelação de estrelas’, da guarda-redes chilena Christiane Endler à avançada norueguesa Ada Hegerberg, que é a melhor marcadora destacada da história da ‘Champions’, com 64 golos.

As internacionais gaulesas Wendie Renard, Salma Bacha, Eugénie Le Sommer, Kadiiatou Diani e Amel Majri, a neerlandesas Danielle van de Donk e Damaria Egurrola, a alemã Sara Dabritz, a australiana Ellie Carpenter e a norte-americana Lindsey Horan também são referências no conjunto gaulês.

O Benfica já encontrou o Lyon na ‘Champions’, na fase de grupos da edição 2021/22, e as gaulesas, que acabariam campeãs da Europa, venceram os dois jogos por 5-0.

Em 14 de outubro de 2021, em França, destacou-se o ‘bis’ da canadiana Kadeisha Buchanan, e, em 09 de dezembro de 2021, no Seixal, foi Hegerberg a conseguir dois golos.

Como o Lyon, são favoritos a chegar às meias-finais o FC Barcelona, face ao Brann, as inglesas do Chelsea, perante as neerlandesas do Ajax, e o Paris Saint-Germain, frente às suecas do Häcken.

O vencedor da eliminatória entre Benfica e Lyon encontrará nas meias-finais (20 ou 21 e 27 ou 28 de abril) o Häcken ou o Paris Saint-Germain, com primeira mão em casa. A final está marcada para 25 de maio, na cidade espanhola de Bilbau.