Lusa | Tiago Petinga

Liga Europa: Toulouse apresenta queixa na UEFA por “tratamento inadequado” das autoridades portuguesas


Os franceses do Toulouse apresentaram ontem uma queixa na UEFA por alegado “tratamento inadequado e excessivo” das autoridades portuguesas para com os seus adeptos no jogo de quinta-feira frente ao Benfica, a contar para a Liga Europa de futebol.

“O Toulouse deseja manifestar a sua profunda preocupação na sequência dos incidentes reportados pelos nossos adeptos durante o jogo da Liga Europa contra o Benfica. Mais de 3.250 adeptos do Toulouse deslocaram-se a Lisboa nos últimos dias para apoiar a nossa equipa, demonstrando uma vez mais uma conduta irrepreensível, à imagem do seu comportamento exemplar durante a deslocação a Liverpool, em novembro passado”, refere em comunicado.

O clube francês relata que muitos adeptos denunciaram “um tratamento inadequado e excessivo por parte das autoridades portuguesas”, destacando “revistas excessivas e intimidações” na partida que decorreu no Estádio da Luz.

“O Toulouse decidiu apresentar uma queixa à UEFA, a fim de transmitir estas graves preocupações e solicitar uma investigação exaustiva dos factos”, acrescenta o documento.

O clube frisa ainda que leva as informações “muito a sério” e tem como objetivo ouvir os adeptos, apelando a que estes contactem as autoridades competentes, como a Embaixada de França em Lisboa ou o Ministério dos Negócios Estrangeiros francês, de modo a que “estes incidentes possam ser investigados com toda a atenção”.

“O nosso objetivo continua a ser o de garantir um ambiente seguro e acolhedor para todos os adeptos, tal como o fazemos para com os adeptos que visitam o nosso estádio”, concluiu.

.

Benfica “desconhece” qualquer incidente

O Benfica reagiu à queixa garantindo desconhecer qualquer problema.

“O Sport Lisboa e Benfica desconhece a ocorrência de qualquer incidente no acesso dos adeptos do Toulouse ao jogo que opôs o Benfica à equipa francesa, ontem [quinta-feira], 15 de fevereiro, a contar para a Liga Europa, no Estádio da Luz”, lê-se no portal de internet das ‘águias’.

Segundo o clube lisboeta, “as informações recolhidas, em parceria com as autoridades responsáveis, indicam que o encaminhamento dos adeptos da equipa adversária foi realizado de acordo com o plano que estava delineado, em articulação direta com os representantes do Toulouse, não tendo sido formalmente identificado qualquer contratempo”.

Os ‘encarnados’ referiram que “os 2.869 adeptos do Toulouse acederam à bancada que lhes estava destinada no Estádio do Sport Lisboa e Benfica mais de 10 minutos antes do início da partida, cumpridas todas as formalidades previstas”.

E acrescentou: “Acresce ainda, com particular relevância, que na reunião de balanço pós-jogo, realizada por volta das 23h15, entre os responsáveis do Benfica com o UEFA Match Delegate e o UEFA Venue Director, nada de negativo foi reportado, tendo, inclusive, sido elogiada a organização do desafio, bem como a receção a convidados e adeptos do clube adversário”.

Por fim, o Benfica expressou “total comprometimento na defesa de um ambiente positivo e saudável no futebol”, garantindo que está “totalmente disponível para colaborar em todas as iniciativas que garantam esse objetivo”.