Ligue 2: Brest e Troyes lutam pelo segundo lugar

A 36ª jornada do campeonato francês da segunda divisão de futebol, a Ligue 2, terminou na segunda-feira 6 de maio com um empate a duas bolas entre o Niort e o Lorient. Na liderança nada mudou, o Metz lidera à frente do Brest e do Troyes. De notar que estas duas últimas equipas vão lutar pelo segundo lugar que dá um acesso direto à Ligue 1.

Metz garantiu título da Ligue 2, Brest e Troyes lutam pelo segundo lugar

O Metz continua no primeiro lugar da segunda divisão francesa com 78 pontos, isto após o triunfo por 3-0, em casa, frente ao Valenciennes. De notar que, nesse encontro, do lado da equipa do Metz, o Espanhol Iván Balliu que passou por Portugal foi titular, enquanto do lado do Valenciennes os lusodescendentes Laurent dos Santos e Tony Mauricio, bem como o avançado franco-caboverdiano Kévin Cabral foram titulares. O Metz garantiu a subida à primeira divisão francesa, e também garantiu o título de Campeão de Ligue 2.

O Brest do médio franco-português Mathias Autret acabou por perder por 1-0 na deslocação ao terreno do Béziers. De notar que Mathias Autret não apontou nenhum golo. Com este resultado o Brest permanece no segundo lugar agora com 71 pontos, a sete pontos da liderança, mas sobretudo tem apenas quatro pontos de vantagem sobre o Troyes de Rui Almeida, quando apenas há 6 pontos a distribuir. O Brest está a um triunfo da subida de divisão.

A terceira posição é ocupada pelo Troyes com 67 pontos, isto após o triunfo da equipa de Rui Almeida por 2-1, em casa frente ao Nancy. O Troyes ainda pode sonhar com o segundo lugar. Entretanto já confirmou o terceiro lugar que dá acesso ao play-off de subida de divisão.

De notar que o Lorient e o Paris FC ocupam a terceira posição com 59 pontos. O Lorient empatou a uma bola frente ao Niort, enquanto o Paris FC venceu por 1-0 o Grenoble.

Neste lote de equipas, que estão nos lugares cimeiros, contamos com oito lusófonos: os defesas guineense Houboulang Mendes, brasileiro Felipe Saad e lusodescendente Jonathan Martins Pereira atuam no Lorient, o médio franco-português Mathias Autret joga no Brest, enquanto o médio brasileiro Dyjan Azevedo representa o Paris FC. O Troyes entra também neste lote com o defesa-central luso-francês, Yohan Tavares, o médio lusodescendente Claude Gonçalves, e o médio defensivo luxemburguês com origens caboverdianas, Christopher Martins Pereira.

Um jogador lusófono marcou nesta jornada: o lusodescendente Maxime Barthelmé do Châteauroux marcou um tento na vitória da sua equipa frente ao Auxerre por 1-2. Neste momento o melhor marcador lusófono da Ligue 2 é o médio franco-português Mathias Autret do Brest lideram com nove golos marcados.