LusoJornal / Marco Martins

Ligue 2: Reims a um triunfo da primeira divisão

A 33ª jornada do Campeonato francês da segunda divisão terminou com uma certeza, o Reims continua na frente e está cada vez mais perto de carimbar o passaporte para a primeira divisão.

O Reims, que tem um jogo a menos, venceu por 0-3 o Paris FC no Estádio Charléty e aumentou a vantagem sobre o segundo classificado. Recorde-se que a equipa do Reims conta com três lusófonos, o guarda-redes guineense Edouard Mendy, o médio defensivo caboverdiano Danilson da Cruz, e o médio ofensivo brasileiro Diego Rigonato.

O clube da região do Champanhe continua na liderança contabilizando 75 pontos, contando com 11 pontos de vantagem sobre o Nîmes que ocupa o segundo lugar com 64 pontos, isto após a derrota por 0-2 frente ao Sochaux. No terceiro lugar encontramos o AC Ajaccio com 63 pontos, a um do Nîmes, isto após a vitória por 2-0 frente ao Nancy.

De referir que nesta sexta-feira 20 de abril, o Reims recebe o AC Ajaccio, um triunfo frente à equipa da Corse deixa o Reims aceder à primeira divisão. A subida estará confirmada pelo facto de ter 15 pontos de vantagem sobre o AC Ajaccio quando só faltará quatro jornadas para o fim, mas este cenário é apenas possível se o Reims vencer.

Continuando com a atual classificação, no quarto lugar encontramos o Lorient com 56 pontos, isto após a derrota por 3-0 frente ao Brest. No quinto está o Clermont com 55 pontos, isto após o triunfo por 1-2 frente ao Auxerre. Recorde-se que do terceiro ao quinto lugar, vai haver um play-off, cujo vencedor vai defrontar o 18° da Ligue 1 para decidir quem permanece ou sobe à primeira divisão.

De notar que neste lote de equipas há quatro lusófonos: O defesa brasileiro Felipe Saad e o lateral franco-caboverdiano Steven Moreira que jogam no Lorient, e o médio franco-português Mathias Pereira Lage e o defesa franco-caboverdiano Ludovic Soares no Clermont.

De referir que um jogador lusófono marcou durante esta jornada: o avançado franco-português Tony Mauricio, que joga no Valenciennes, marcou um tento no empate da equipa por 2-2 frente ao Bourg-en-Bresse. Neste momento o melhor marcador lusófono é o médio brasileiro Diego Rigonato do Reims, que apontou sete golos.

Recorde-se que temos dois treinadores lusófonos presentes na Ligue 2, Emmanuel da Costa, que comanda a equipa do Quevilly Rouen Métropole, perdeu por 2-1 frente ao Orléans, enquanto o Tours, equipa comandada pelo português Jorge Costa, perdeu por 0-1 frente ao Châteauroux.

 

[pro_ad_display_adzone id=”9774″]