LusoJornal / Marco Martins

Ligue 2: Reims e Nîmes sobem de divisão

A 38ª e última jornada do Campeonato francês da segunda divisão decorreu e terminou na sexta-feira, dia 11 de maio. Nîmes e Reims sobem de divisão, enquanto o AC Ajaccio, o Le Havre e o Brest vão disputar um play-off para poder defrontar o 18° da Ligue 1 para tentar também subir de divisão.

O Reims empatou a duas bolas frente ao Nîmes nesta 38ª jornada. O clube da região do Champanhe acabou no primeiro lugar com 88 pontos, contando com 15 pontos de vantagem sobre o Nîmes que terminou no segundo lugar com 73 pontos. O Reims e o Nîmes garantiram a subida à primeira divisão francês de futebol.

De notar que o Reims bateu o recorde de pontos na Ligue 2, com 88 pontos. Recorde-se que a equipa do Reims conta com três lusófonos, o guarda-redes guineense Edouard Mendy, o médio defensivo caboverdiano Danilson da Cruz, e o médio ofensivo brasileiro Diego Rigonato.

Continuando com a atual classificação, o terceiro classificado, o AC Ajaccio, acabou com 68 pontos, isto após o empate a duas bolas frente ao Niort. No quarto lugar encontramos o Le Havre com 66 pontos, isto após a vitória por 2-0 frente ao Tours, e no quinto lugar está o Brest com 65 pontos, isto após o empate a duas bolas frente ao Châteauroux.

Recorde-se que do terceiro ao quinto lugar, vai haver um play-off, cujo vencedor vai defrontar o 18° da Ligue 1 para decidir quem permanece ou sobe à primeira divisão.

De notar que neste lote de equipas há apenas um lusófono: o médio luso-francês Mathias Autret no Brest.

De referir ainda que três jogadores lusófonos marcaram durante esta jornada: o médio luso-francês Mathias Autret do Brest apontou o segundo golo no empate a duas bolas frente ao Châteauroux. O avançado lusodescendente Tony Mauricio do Valenciennes apontou um golo no triunfo por 3-4 da equipa frente ao Gazélec Ajaccio. Quanto ao avançado luso-francês Alexis Araújo do Gazélec Ajaccio, marcou o terceiro golo da equipa na derrota por 3-4 frente ao Valenciennes. De notar que foi o primeiro golo na temporada 2017/2018 para Alexis Araújo.

O melhor marcador lusófono desta época foi o médio franco-português Mathias Pereira Lage do Clermont que apontou dez golos.

Recorde-se que temos dois Treinadores lusófonos presentes na Ligue 2, Emmanuel da Costa, que comanda a equipa do Quevilly Rouen Métropole, venceu por 3-0 frente ao Lorient. Quanto ao Tours, equipa comandada pelo Português Jorge Costa, perdeu por 2-0 frente ao Le Havre.

 

[pro_ad_display_adzone id=”9774″]