Ligue 2: Reims não abranda apesar do título

A 35ª jornada do Campeonato francês da segunda divisão terminou na terça-feira 24 de abril. O Reims, Campeão de Ligue 2, continua a amealhar pontos e a arrasar a concorrência.

O Reims, que tem um jogo a menos, venceu por 1-4 o Auxerre. O clube da região do Champanhe continua na liderança contabilizando agora 81 pontos, contando com 13 pontos de vantagem sobre o Nîmes que ocupa o segundo lugar com 68 pontos, isto após o o triunfo por 1-0 frente ao Lorient. No terceiro lugar encontramos o AC Ajaccio com 66 pontos, isto após a vitória por 2-0 frente ao Lens.

Quanto faltam apenas três jogos para o fim a temporada, 9 pontos a distribuir, o Reims já assegurou a subida à Ligue 1 e também garantiu a conquista do titulo de Campeão de Ligue 2. Recorde-se que a equipa do Reims conta com três lusófonos, o guarda-redes guineense Edouard Mendy, o médio defensivo caboverdiano Danilson da Cruz, e o médio ofensivo brasileiro Diego Rigonato.

Continuando com a atual classificação, no quarto lugar encontramos três equipas com 58 pontos: o Clermont, isto após a derrota por 1-0 frente ao Brest, o Châteauroux, que empatou sem golos frente ao Paris, e o Brest, que venceu o Clermont. Recorde-se que do terceiro ao quinto lugar, vai haver um play-off, cujo vencedor vai defrontar o 18° da Ligue 1 para decidir quem permanece ou sobe à primeira divisão.

De notar que neste lote de equipas há cinco lusófonos: O médio luso-francês Mathias Autret no Brest, o médio franco-português Mathias Pereira Lage e o defesa franco-caboverdiano Ludovic Soares no Clermont, e os lusodescendentes Maxime Barthelmé e Kévin das Neves no Châteauroux.

De referir que dois jogadores lusófonos marcaram durante esta jornada: o médio brasileiro Diego Rigonato do Reims marcou um tento no triunfo da equipa por 1-4 frente ao Auxerre, enquanto o médio luso-francês Stanislas Oliveira do Quevilly também apontou um golo no empate da equipa a duas bolas frente ao Tours. Neste momento o melhor marcador lusófono é o médio brasileiro Diego Rigonato do Reims que apontou oito golos.

Recorde-se que temos dois treinadores lusófonos presentes na Ligue 2, Emmanuel da Costa, que comanda a equipa do Quevilly Rouen Métropole, empatou a duas bola frente ao Tours, equipa comandada pelo português Jorge Costa. Recorde-se que o Tours vai militar no campeonato do terceiro escalão francês, o National, enquanto o Quevilly ainda está na luta pela manutenção.