Ligue 2: Trio lusófono do Lorient aproxima-se dos líderes

A 23ª jornada da Ligue 2 terminou na segunda-feira 4 de fevereiro com dois encontros: o triunfo do Lens por 3-0 frente ao Béziers, e o empate sem golos entre o Gazélec Ajaccio e o Valenciennes.

No que diz respeito à liderança, o Metz continua no primeiro lugar da segunda divisão francesa com 49 pontos, isto apesar do empate a uma bola frente ao Troyes do Treinador português Rui Almeida. De notar que, nesse encontro, do lado da equipa do Metz, o internacional caboverdiano Jamiro Monteiro não foi convocado, enquanto o Espanhol Iván Balliu foi titular, ele que passou por Portugal onde vestiu a camisola do Arouca entre 2013 e 2015.

Do lado do Troyes apenas o central franco-português Yohan Tavares jogou, enquanto o médio luxemburguês com origens caboverdianas, Christopher Martins Pereira, e o médio lusodescendente Claude Gonçalves, não foram convocados.

Uma semana que foi desfavorável para o Metz, mas também para o Brest.

O Brest do médio franco-português Mathias Autret acabou por empatar a uma bola na deslocação ao terreno do Le Havre. O médio ofensivo de 27 anos, Mathias Autret, não marcou neste jogo, ele que conta com seis tentos apontados nesta temporada. Com este resultado o Brest permanece no segundo lugar com 46 pontos, a três pontos da liderança.

No terceiro lugar com 40 pontos encontramos o Lorient dos defesas guineense Houboulang Mendes, brasileiro Felipe Saad e lusodescendente Jonathan Martins Pereira. O Lorient venceu por 1-0 o AC Ajaccio e está agora a seis pontos do segundo lugar e a nove do primeiro, aproximando-se um pouco dos dois lugares cimeiros, que dão acesso direto à subida de divisão.

O quarto e o quinto lugares são ocupados respetivamente pelo Paris FC e pelo Lens com 39 e 38 pontos. O Paris FC empatou sem golos frente ao Orléans, enquanto o Lens derrotou em casa o Béziers por 3-0.

Neste lote de equipas, que estão nos lugares cimeiros, contamos com sete lusófonos: o médio caboverdiano Jamiro Monteiro está no Metz, os defesas guineense Houboulang Mendes, brasileiro Felipe Saad e lusodescendente Jonathan Martins Pereira atuam no Lorient, o médio franco-português Mathias Autret joga no Brest, o médio brasileiro Dyjan Azevedo representa o Paris FC, enquanto o defesa franco-caboverdiano Steven Fortes está no Lens.

De notar que nenhum jogador lusófono marcou nesta jornada. Neste momento o melhor marcador lusófono da Ligue 2 é o avançado lusodescendente Tony Maurício do Valenciennes que lidera com sete golos marcados.

Recorde-se ainda que a segunda divisão francesa, a Ligue 2, conta com um Treinador português, Rui Almeida, que empatou com o Troyes na vigésima terceira jornada a uma bola na deslocação ao terreno do Metz.