Lusa / Francisco Paraíso

Lille: José Fonte, 34 anos, sem fim de carreira à vista

José Fonte é um desportista que não vislumbra ainda o fim da carreira e aos 34 anos, o futebolista do Lille quer continuar no auge. A idade parece não ser um limite às suas capacidades físicas, mas admite estudar e procurar cada vez mais informação para se manter saudável e, essencialmente, útil ao clube e à Seleção.

O defesa central que esteve no Mundial2018 e rumou ao Lille, já passou a barreira psicológica dos trinta, que era conotada com a veterania no desporto.

A alimentação é algo que não descura em momento algum, e só lamenta “não ter começado mais cedo” com esta preocupação. “Só como alimentos orgânicos, evito açúcares, farinhas e coisas processadas. Estou sempre a trocar ideias sobre isto com colegas de clube e Seleção e faço as minhas pesquisas”, explicou.

Além do trabalho físico e da alimentação, José Fonte ressalta que o mais importante passa por “conhecer verdadeiramente o corpo e saber as suas necessidades em cada momento”.

O avançar da idade faz aumentar também o número de perguntas sobre um eventual fim de carreira e o defesa nem pensa duas vezes: “Sinto-me bem e vou continuar a melhorar”.