Língua portuguesa, uma herança familiar

A língua portuguesa, uma herança familiar, esse é o objetivo da associação Herança Brasileira, com o Programa de apoio à transmissão do Português como língua de herança em França, que começou na sexta-feira 25 de janeiro e decorre até ao 14 de junho.

« A ciência comprova os benefícios do bilinguismo para o desenvolvimento cognitivo e social da criança. Ela também reconhece a importância para a criança de se desenvolver plenamente na(s) língua(s) de origem de seus pais, mesmo em situação de imigração. É na língua dos pais, na pequena infância, que a criança cria as bases do seu raciocínio e de seu desenvolvimento emocional. Com esta base sólida, as chances de bons resultados escolares são aumentadas, mesmo se na escola ela usará a língua local », refere a associação no seu site.

A primeira sessão deste programa aconteceu na sexta-feira 25 de janeiro, na embaixada do Brasil na capital francesa, na Sala Villa Lobos, com o tema « Ferramentas para transmissão de língua de herança no quotidiano ». O objetivo era « disponibilizar técnicas e ferramentas para superar as dificuldades na transmissão do Português como língua de herança na relação quotidiana com a criança ».

A iniciativa é financiada pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, através do Consulado Geral do Brasil em França, aberta a todos os pais que tenham como língua materna o português e vai estender-se com diversas atividades que vão decorrer na Embaixada do Brasil em Paris e na sede do Grupo Mulheres do Brasil em França.

Quem é a Associação Herança Brasileira ?

Namíbia Peixoto de Ana foi a fundadora da associação Herança Brasileira e é especialista em bilinguismo, em Paris.

A associação Herança Brasileira é uma associação de pais, reunidos em torno do objetivo comum de transmitir a língua portuguesa e cultura de herança aos filhos. Ela conta hoje com a colaboração de diversos profissionais e voluntários, com perfis e funções diferentes, mas com a mesma paixão. A associação acredita no multiculturalismo do qual as crianças serão a imagem. O objetivo comum é a transmissão do Português e da cultura dos pais às crianças.