Lisboa recebeu em Marseille o Prémio de escolhida Capital Europeia da Inovação 2023



O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, esteve ontem em Marseille, onde recebeu o Prémio de Capital Europeia da Inovação 2023, uma distinção atribuída pela Comissão Europeia.

Em 2021, Carlos Moedas havia anunciado no palco principal da Web Summit a ambição de lançar uma fábrica de unicórnios e de tornar Lisboa na capital da inovação da Europa durante o seu mandato, competindo com outros grandes polos tecnológicos como Paris, Londres ou Berlim.

Em apenas 2 anos, a Unicorn Factory Lisboa atraiu 54 novos centros tecnológicos para Lisboa, de 23 países, anunciou 10.000 postos de trabalho, lançou 13 programas de incubação e aceleração, triplicou o número de start-ups incubadas e posicionou a cidade em indústrias tão distintas como a saúde digital, as tecnologias “Web 3” ou a inteligência artificial.

“Somos a Capital da Inovação da Europa! A Comissão Europeia acaba de anunciar o maior prémio de inovação do mundo. É Lisboa! Ganhámos esse prémio graças à Fábrica de Unicórnios, graças ao trabalho incrível que fizemos nestes dois anos”, afirmou Carlos Moedas, num vídeo partilhado na rede social X (antigo Twitter), após a cerimónia de anúncio da cidade vencedora do galardão.

O projeto da Unicorn Factory foi a base da candidatura de Lisboa aos prémios iCapital que distinguem todos os anos as cidades mais inovadoras da Europa. O prémio mais cobiçado, “European Capital of Innovation”, tem o valor de um milhão de euros e foi pela primeira vez arrecadado pela capital portuguesa. “Este prémio vai ser investido pela Unicorn Factory para desenvolver projetos de inovação social e no combate à exclusão, usando a tecnologia como elevador social”, salienta Carlos Moedas.

“Este prémio prova também que podemos e devemos ser mais ambiciosos. Que temos tudo para ser os melhores. Hoje, graças ao sucesso da Fábrica de Unicórnios, Lisboa venceu o prémio mais conceituado para uma cidade europeia. É um orgulho para mim enquanto responsável máximo da autarquia de Lisboa. Mas é sobretudo um sinal muito forte daquilo que somos capazes de fazer quando temos ambição. Este prémio era um sonho, que tantos acharam impossível, mas que hoje trazemos para Lisboa” disse o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

“Vamos investir sobretudo em inovação social, para que a inovação seja o motor daquilo que é a mudança social, aquilo que podemos fazer para que as pessoas tenham uma vida melhor”, disse agradecendo aos lisboetas o trabalho na inovação.

Além de Lisboa, Lviv (Ucrânia) e Varsóvia (Polónia) foram as cidades finalistas candidatas ao título de Capital Europeia da Inovação 2023, distinção que é atribuída pela Comissão Europeia, desde 2014, para reconhecer as cidades que mais e melhor promovem a inovação nas respetivas comunidades.