Livro da semana: “Cartografia do Abismo” de Ronaldo Cagiano

Esta semana Nuno Gomes Garcia conversa com Ronaldo Cagiano, autor de “Cartografia do Abismo”.

Ronaldo Cagiano nasceu na cidade industrial de Cataguases, no sudeste de Minas Gerais, e, depois de ter vivido em São Paulo e em Brasília, radicou-se há alguns anos em Portugal.

O Ronaldo estudou Direito e estreou-se na literatura, em 1989, com “Palavra engajada”, um livro de poesia. Desde esse momento, este advogado, que trabalhou muito tempo na Caixa Econômica Federal, nunca mais parou de publicar. Estamos a falar de mais de vinte obras, a maioria de poesia, mas também várias coletâneas de contos e até novelas escritas a quatro mãos. O Ronaldo já viu também várias das suas obras premiadas, nomeadamente o livro de contos, “Eles não moram mais aqui”, que, em 2015, se içou ao terceiro lugar do célebre Prémio Jabuti.

A obra que destacamos esta semana é “Cartografia do Abismo”, um dos seus livros de poesia que, nas palavras de Alexandra Vieira de Almeida, une “o mítico, o bíblico, o social, o político, entre o estrangeiro e o nacional”.

Não perca a conversa do escritor Nuno Gomes Garcia com Ronaldo Cagiano e descubra uma poesia engajada na denúncia do que vai mal no mundo.

.

Entrevista realizada no quadro do programa «O livro da semana» na rádio Alfa, apoiado pela Biblioteca Gulbenkian Paris

Horários de difusão na Rádio Alfa:

Quarta-feira, 12h30 (versão curta)

Domingo, 14h25 (versão integral)

Terça-feira, 01h25 (versão integral)