Livro da semana: “Dona Zezinha” de Altina Ribeiro

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]

Esta semana Nuno Gomes Garcia conversa com Altina Ribeiro, autora de “Dona Zezinha, a vida singular de uma professora”.

Originalmente publicado em francês, “Dona Zezinha, a vida singular de uma professora”, o quarto livro de Altina Ribeiro, acaba de ser publicado em português.

A Altina Ribeiro nasceu em São Vicente, uma aldeia da raia transmontana do concelho de Chaves, e tinha apenas dois anos quando o seu pai deixou a família, passou a salto as fronteiras e chegou a França para trabalhar. Aos oito anos, em 1969, a Altina e a restante família juntaram-se ao pai na capital francesa.

Após uma integração difícil, a Altina estudou na Escola Superior de Direito, onde obteve o diploma de ‘Premier Clerc’ de Notário.

Passados mais de trinta anos de vida em França, em 2005, ela decidiu escrever a sua autobiografia à qual deu o título “Le fado pour seul bagage”.

Inserido no contexto do ensino e da educação salazaristas, este “Dona Zezinha, a vida singular de uma professora” é uma biografia que evoca a difícil relação entre Carlos Alexandre e a sua mãe, Zezinha, uma salazarista convicta, que foi professora durante 34 anos, de 1937 a 1971, nas aldeias do interior português.

Não perca a conversa do escritor Nuno Gomes Garcia com Altina Ribeiro e descubra uma mulher que se viu obrigada a contrariar a própria ideologia nacionalista para poupar o filho aos horrores da guerra colonial, enviando-o a salto para França.

Entrevista realizada no quadro do programa «O livro da semana» na rádio Alfa, apoiado pela Biblioteca Gulbenkian Paris

Horários de difusão na Rádio Alfa:

Quarta-feira, 12h30 (versão curta)

Domingo, 14h25 (versão integral)

Terça-feira, 01h25 (versão integral)

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]