Livro da semana: “Lei da Gravidade” de Gabriela Ruivo


Esta semana Nuno Gomes Garcia conversa com Gabriela Ruivo, autora de “Lei da Gravidade”.

A viver em Londres, Gabriela Ruivo venceu com o seu romance de estreia, “Uma Outra Voz”, o Prémio Leya e o prémio PEN Clube Português. E uma década depois, acaba de publicar “Lei da Gravidade”, o seu segundo romance. Mas não se pense que esta psicóloga de formação abandonou a literatura entre 2013 e 2023. Bem pelo contrário, ela publicou contos, poesia e promove a literatura lusófona no Reino Unido graças aos encontros literários promovidos pelo PINT, o Portuguese in Translation Book Club. Entretanto, durante a pandemia foi uma das fundadoras do Mapas do Confinamento, um projeto que juntou mais de uma centena de artistas e escritores lusófonos espalhados pelos cinco continentes. Um projeto que é um caso único no panorama literário lusófono onde, normalmente, os meios editoriais dos países onde se fala português estão de costas voltadas.

Já este novíssimo “Lei da Gravidade” lança uma pergunta ao leitor: “Será a vida que imita a literatura, ou o contrário?”. Mas as perguntas que este romance levanta são muitas, sendo o Tempo, Tempo com maiúscula, a questão basilar deste livro.

Não perca a conversa do escritor Nuno Gomes Garcia com Gabriela Ruivo e descubra um romance raro, visto que nele passado, presente e futuro não se distinguem

.

Entrevista realizada no quadro do programa «O livro da semana» na rádio Alfa, apoiado pela Biblioteca Gulbenkian Paris

Horários de difusão na Rádio Alfa:

Quarta-feira, 12h30 (versão curta)

Domingo, 14h25 (versão integral)

Terça-feira, 01h25 (versão integral)