Livro de Yves Léonard “A História da Nação Portuguesa” lançado em Portugal



O historiador francês, especialista em história de Portugal, Yves Léonard, acaba de editar em Portugal, em português, “A História da Nação Portuguesa”, onde apresenta um retrato de antiguidade e estabilidade, cujas fronteiras se mantêm inalteradas desde o século XIII.

“A História de Portugal, sempre foi e continua a ser de grande interesse para todos os historiadores. Os estrangeiros não são exceção” diz uma nota da editora Planeta, que editou a versão portuguesa da obra que já foi apresentada em França pela Tallandier.

Yves Léonard, parte dos primeiros lusitanos liderados por Viriato, passando por grandes figuras históricas como o infante D. Henrique e Vasco da Gama, até aos dias de hoje, abordando as mais diferentes áreas – da política, economia, literatura desporto – para refletir acerca da construção progressiva da ideia de nação portuguesa.

A editora Planeta convidou o historiador para estar em Lisboa nos dias 12 e 13 de dezembro, para falar sobre esta investigação, sobre a História de Portugal, os seus momentos de glória, mas também os mais negros, como o tráfico de escravos, as conquistas coloniais e a ditadura de Salazar…

Yves Léonard, doutorado em História, é membro do Centre d’histoire de Sciences-Po (Paris) e investigador associado da Universidade de Rouen-Normandie. Especialista de História de Portugal, é autor de “Histoire du Portugal contemporain” (2016).