Luís Brito Câmara e Paulo Pisco na Universidade Jean Monnet de Saint Etienne

O Cônsul Geral de Portugal em Lyon, Luís Brito Câmara, e o Deputado eleito pelo círculo eleitoral da Europa, Paulo Pisco, visitaram no dia 15 fevereiro a Universidade Jean Monnet, em Saint Etienne, tendo sido recebidos por Rosa Maria Fréjaville, Diretora do Departamento de Português e Cultura Portuguesa, e toda a equipa pedagógica, nomeadamente Soraia Dimas, Leitora de Português, Camões I.P – Instituto da Cooperação e da Língua.

O Cônsul-Geral e o Deputado visitaram o Departamento de Português e estiveram com os alunos numa reunião alargada, tendo tido a oportunidade de falarem sobre Portugal, a sua História, Cultura, Língua e situação atual, tendo respondido a muitas perguntas por parte de alunos, muitos deles que irão fazer o Programa Erasmus em Portugal.

A noite, por ocasião da celebração anual feita ao Fado, o Cônsul Geral e a sua mulher assistiram a um espetáculo da Fado com as vozes dos fadistas Diogo Rocha e Carla Linhares, acompanhados pelos guitarristas Ricardo Martins e Ivan Cardoso.

“O Fado, reconhecido pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade, não só é um género musical e um símbolo de Portugal, como também é património de todos” disse o Cônsul Geral ao LusoJornal.

Este evento realizou-se pelo 6ºano consecutivo e além da sua elevada dimensão e do apelo que faz à valorização da cultura portuguesa, envolve também a participação dos alunos de Estudos Portugueses da Universidade Jean Monnet.

Entre as várias atividades programadas (exposição sobre o Fado, conferências, etc.), a 6ª Edição da Noite do Fado contou com duas intervenções: às 10h00 com o Deputado Paulo Pisco e às 16h00 com o Cônsul Geral de Portugal em Lyon, Luís Brito Câmara, na Universidade Jean Monnet.

É de referir que este evento é organizado em conjunto pela Universidade Jean Monnet, a Associação Cultural Portuguesa (ACP) e o Instituto de Língua e Cultura Portuguesa (ILCP), havendo assim 3 espetáculos:

Às 19h30 do dia15 de fevereiro, o primeiro concerto de Fado, realizado pelo Leitorado de Português do Instituto Camões, que ocorreu na igreja Chapelle de l’Hôpital de la Charité, em Saint Etienne.

Seguiu-se o espetáculo organizado pela ACP no dia 16 de fevereiro e por fim, a última atuação dos fadistas tem lugar este sábado, dia 17 de fevereiro, em Lyon.