Luís Montenegro veio a Paris dizer que vai reorganizar o PSD nas Comunidades

[pro_ad_display_adzone id=”41077″]

O Presidente do PSD dedicou esta semana para encontros com as Comunidades portuguesas na Europa, visitando cinco países, entre França, Suíça, Luxemburgo, Bélgica e Alemanha. Em Paris esteve este domingo reunido com as Secções do partido neste país. A reunião teve lugar na sede do partido Les Républicains, na avenue de Vaugirard, em Paris.

Luís Montenegro estava acompanhado por José Cesário e Carlos Gonçalves, a quem confiou a tarefa de “reorganizar” as estruturas do PSD nas Comunidades, e na sala estavam empresários, dirigentes associativos, artistas, vários autarcas em França e militantes do PSD/Paris.

O primeiro a usar da palavra foi José Cesário, durante muitos anos Deputado pela emigração e também durante vários mandatos Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas. Disse que o PSD tem de “voltar a ser o primeiro partido nas Comunidades”.

Paulo Marques, que é ao mesmo tempo dirigente do PSD mas também do Les Républicains, transmitiu uma mensagem do Presidente do Partido, Éric Ciotti, e lembrou que esta não era a primeira reunião do PSD na sede do partido gaulista francês.

Joaquim Morais, o Presidente da Comissão política do PSD de Paris preveniu que não tinha jeito para discursos, mas notou que José Cesário disse que vai reestruturar as Secções do partido nas Comunidades. Foi aplaudido.

E voltou a ser aplaudido quando disse que Luís Montenegro já tinha feito um milagre. “Fez um milagre porque José Cesário e Carlos Gonçalves estavam mortos e enterrados, e ele ressuscitou-os”, referindo-se certamente ao antigo líder do partido, Rui Rio, que retirou confiança aos dois. Agora, “Temos Homem” concluiu em latim Joaquim Morais.

Carlos Gonçalves também enalteceu o novo líder do partido, argumentando que “trouxe novo folego ao PSD e trouxe de volta o PSD às Comunidades”.

“Não queremos deixar ninguém sozinho”

Luís Montenegro começou por elogiar a “casa lotada” e falou de “nação global”. Confirmou que escolheu José Cesário e Carlos Gonçalves para coordenarem o trabalho político do PSD nas Comunidades. “Seria incompreensível se não aproveitássemos os conhecimentos deles e as capacidades que os dois têm”.

Alternando um discurso sobre a situação de Portugal e as Comunidades que visitou esta semana, Luís Montenegro lembrou que, nos últimos 20 anos, o PS governou 21 anos e o PSD governou apenas 7.

Uma primeira promessa que fez foi a de não querer “deixar ninguém sozinho”. “Nós somos todos Portugal, e isso, por si, já seria suficiente, mas, na verdade, através da preservação da língua, da cultura, das tradições… ficamos em condições de ir mais longe, de levar o nosso país mais longe”.

“Temos um país a empobrecer” disse o líder do PSD. “A nossa prioridade vai ser a de erguer o país. E vocês são o melhor exemplo de que isso é possível. A nossa Comunidade é feita de vencedores, de pessoas que saíram sem nada e do nada fizeram projetos, artísticos, empresariais e outros” discursou Luís Montenegro.

Quando assumiu funções de Presidente do Partido, Luís Montenegro prometeu visitar todos os distritos do país e, num programa intitulado “Sentir Portugal”, tem passado uma semana por mês num distrito diferente. “Também prometi vir às Comunidades, muitos não acreditaram, mas aqui estou. Desta vez estou em cinco países para sentir Portugal cá fora, para sentir o pulsar de cada um de vós”.

E deixou um sonho: “O meu sonho é que todos possam voltar a Portugal”.

Luís Montenegro já tinha estado em Roubaix e visitou o Cemitério Militar Português de Richebourg, no norte da França, onde estão sepultados 1.831 soldados portugueses mortos na I Guerra mundial.

Ainda na região parisiense, Luís Montenegro jantou ontem à noite com empresários da Câmara de comércio e indústria franco-portuguesa, com quem assistiu, pela televisão, ao jogo de futebol entre Portugal e o Luxemburgo.

Para o dia de hoje, o líder do PSD vai visitar o Consulado Geral de Portugal em Paris, depois visita a empresa “Les Dauphins”, fabricante de ambulâncias, dirigida por Mapril Baptista em Chelles, vai visitar o Memorial da Emigração Portuguesa em Champigny-sur-Marne e a Rádio Alfa em Valenton, seguindo este fim de tarde para Dourdan, onde o Maire Paulo Carvalho oferece uma receção, e onde também vão participar outros autarcas franceses de origem portuguesa.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]