“Lusitaniennes” de Levi dos Santos apresentado em Pau

A Associação Lusophonie de Pau organiza a apresentação do livro “Lusitaniennes” de Levi dos Santos, esta sexta-feira, dia 25 de janeiro, às 18h00 na MJC (Maison des Jeunes et de la Culture) du Laü, em Pau.

O romance conta a história de Joana que com a morte da sua amada avó sente a necessidade de partir. Deixa tudo e rejeita para a obscuridade o país que a viu nascer para começar uma nova vida, longe das suas perdas e das suas dores, das suas raízes e dos lugares onde cresceu. Mas, anos mais tarde, a revelação de um segredo de família vai lançar uma nova luz sobre a sua história e sobre as pessoas que ela amava.

No confronto doloroso de Joana com a verdade, no que ela tem de mais brutal e sem apelo, mergulhamos, ao longo de três gerações de mulheres lusitanas, num Portugal anacrónico, excluído da marcha do mundo, governado por um poder autoritário, desavergonhado e assente sobre valores morais retrógrados. É um regresso a casa para entender e desemaranhar os fios desta mentira que Joana nos convida. Seguir os seus passos é observar o renascimento de uma nação e redescobrir, página após página, o orgulho de um povo, uma memória e uma cultura que foram durante muito tempo negligenciadas.

Levi dos Santos nasceu em 1968, nos Alpes, de pais portugueses emigrados para a França nos anos sessenta. Vive em Pau, no sudoeste, onde cultiva o seu gosto pela atualidade das ideias, da literatura e de todas as formas de expressão artística. É um fervoroso admirador de Francis Scott Fitzgerald, de Tennessee Williams, de Florbela Espanca e de John Fante, e de nada mais gosta do que o verão e os banhos de mar.

Lusitaniennes é o seu primeiro romance publicado.

A apresentação do livro será seguida de uma sessão de autógrafos e de um momento de convívio à volta de um copo.

Lusophonie é uma lei de associação 1901 criada em Pau em 1993, por um coletivo de professores de português e de amigos de Portugal, ávidos por promover a cultura e a língua portuguesas. As atividades da associação concentram-se sobretudo à volta de programas de rádio, dança moderna, teatro, vídeo, imprensa, espetáculos musicais e o Espaces de la Lusophonie.

Entrada Livre

 

MJC du Laü

81 avenue du Loup

64000 Pau

 

[pro_ad_display_adzone id=”20983″]