Lusitanos de Toulouse: uma equipa em pleno crescimento

A Associação desportiva franco-portuguesa Lusitanos de Toulouse existe há 5 anos, criada em 2015, depois de ter passado por Saint Alban, está agora no Complexo desportivo de Castelginest, nos arredores de Toulouse.

Martinho Carneiro, o Presidente do clube era o treinador das camadas jovens do clube de Saint Alban. “Um dia decidimos levar essa equipa para participar num torneio em Portugal, em Esposende” explicou ao LusoJornal. “Criámos uma associação portuguesa para organizar eventos, para angariar fundos e conseguir levar a equipa a Portugal. E conseguimos, fomos lá a um torneio em 2016”.

Como já tinham associação, como não havia equipa portuguesa na região e como já se juntavam aos domingos de manhã para jogarem futebol, decidiram então inscrever uma equipa na federação FSGT. Foi assim que tudo começou.

Durante dois anos, o clube inscreveu uma equipa no campeonato de futebol de 7 da FSGT. Mas como os jogadores foram aumentando, passaram para futebol de 11 e entretanto já estão na terceira divisão regional, “o que para nós foi uma boa motivação” diz ao LusoJornal o Presidente.

Este ano, com 36 jogadores inscritos, criaram uma segunda equipa de futebol de 7. “Atualmente temos jogadores para duas equipas. A equipa principal é a equipa de futebol de 11 e a equipa de futebol de 7 permite fazer jogar o máximo de jogadores” explica Martinho Carneiro, originário de Ponte da Barca.

O objetivo é, claro, continuar a subir de divisão. “O nosso objetivo é sempre ir o mais longe possível, mas com tempo, não vale a pena ir muito depressa, é necessário alguma calma”, mas o grande objetivo do clube é poder passar, um dia, para o campeonato da Federação francesa de futebol (FFF).

Todos os jogadores são voluntários. Até ainda têm de pagar uma parte dos custos da licença. “A maior parte são portugueses, mas também temos alguns franceses. Juntaram-se a nós porque gostam do nosso ambiente, gostam de estar connosco”.

Por vezes são portugueses que já jogavam noutras equipas. “Jogar por jogar, que seja numa equipa portuguesa” dizem. “Vêm por vontade própria, para praticarem desporto, e sinto a alegria de estarem numa equipa portuguesa na região, é por amor à camisola” acrescenta Martinho Carneiro.

O treinador é José Matos. “Já começou na época passada connosco e tem feito um excelente trabalho. Metade da equipa do ano passado ficou, ele já conhece bem a maior parte dos jogadores. Tem sido uma boa pessoa, tem trabalhado muito, têm-se implicado muito na equipa e eu agradeço-lhe essa implicação, porque é necessário muito tempo”.

Logo no primeiro jogo do campeonato deste ano, na semana passada, a equipa entrou a ganhar. Vestiram os habituais equipamentos do clube, preto ou branco, com barras vermelha, verde e amarela. “Não queríamos fazer clubismo, não queríamos ter as cores dos três grandes clubes – Porto, Benfica, Sporting – para não criar rivalidades, por isso escolhemos o preto e o branco”. Mas lá está, ao peito, a mesma “cruz lusitana” que está nas camisolas de Seleção portuguesa, ao lado da cruz da Occitânia.

 

Os projetos

O clube gostava de ter uma sede própria, não muito longe do complexo desportivo onde joga. “Estamos a estudar essa possibilidade” diz Martinho Carneiro.

“Nós gostávamos também de conseguir fazer uma escola de futebol e, quem sabe, estabelecer uma parceria com um clube português, para virem aqui realizar treinos e captarem mocidade” diz Martinho Carneiro. “O enquadramento das camadas jovens neste momento não é possível, ainda não temos condições para isso”.

Todos os anos o clube tem organizado um Torneio de futebol, “já chegámos a ter 16 equipas participantes” e também já participaram em dois torneios de outros clubes.

Para colmatar todas as despesas fixas das duas equipas – pagamento das licenças, equipamentos, despesas do terreno, árbitros – “participar numa competição fica caro”, o clube é agora apoiado por 17 empresários da região, a maior parte dos quais são Portugueses.

“Como estamos em crescimento, necessitamos sempre de mais apoio. Neste momento estamos a funcionar com os meios que temos, mas se nós quisermos crescer cada ano, temos que ter mais apoio” assume o Presidente da Direção.

Por isso, Martinho Carneiro deixa um apelo aos Portugueses de Toulouse: para que todos possam deslocar-se e apoiar a equipa durante os jogos, que se associem porque por enquanto o clube tem apenas 28 sócios, e que os empresários sejam mais numerosos a apoiar o clube.

 

https://www.facebook.com/lusojornal/videos/818539955589337

 

[pro_ad_display_adzone id=”38157″]