fpf.pt

Lusodescendente nas meias-finais do Euro Sub-19 com Portugal

A Seleção portuguesa de futebol sub-19 venceu por 3-0 a Finlândia no terceiro e último jogo da fase de grupos do Europeu Sub-19 que decorre em território finlandês. Os três golos lusos foram apontados por João Filipe, José Gomes e Mésaque Djú. Um encontro que acabou por ser algo fácil para a Seleção das Quinas e que lhe permitiu seguir em frente na prova.

Portugal terminou no segundo lugar no Grupo A com seis pontos, após os triunfos frente à Finlândia por 3-0, e frente à Noruega por 3-1, e uma derrota frente à Itália por 2-3. Os Portugueses apuraram-se com os Italianos que ficaram no primeiro lugar com sete pontos.

De notar que a Seleção das Quinas conta com um lusodescendente, Romain Correia, de 18 anos. O defesa, que nasceu em Castres, no sul da França, foi titular nos três encontros da fase de grupos. Romain Rodrigues Correia atua neste momento no Vitória Guimarães SC, em Portugal.

Em declarações ao site da Federação Portuguesa de futebol, fpf.pt, Romain Correia falou da prova, mas igualmente da sua adaptação. “Nasci em França e vim com 14 anos para Portugal com o meu irmão gémeo Anthony. Estive algum tempo sem poder jogar e quando fui chamado à Seleção Nacional foi uma grande surpresa. Lembro-me que ficava nervoso sempre que vinha a este espaço, mas à medida que se tornou um hábito, ficou muito mais fácil. É um grande orgulho estar aqui e jogar a minha primeira grande competição internacional. O nosso Capitão diz, e é verdade, que não há melhor sítio para se jogar. Esperamos muito deste Europeu. Encaramos a competição jogo a jogo, mas queremos fazer história de novo”, afirmou o jovem jogador.

De referir que Portugal conta ainda com Rúben Vinagre, um atleta de 19 anos que passou pelo Monaco durante duas épocas, antes de se transferir para os britânicos do Wolverhampton.

Nas meias-finais, Portugal vai defrontar o primeiro classificado no Grupo B. A Turquia já foi eliminada, no entanto os Portugueses poderão ainda defrontar a Ucrânia, a Inglaterra ou a França.