Lyon: 3° aniversário do programa de rádio “Raízes”

No sábado passado, dia 29 de fevereiro festejou-se o terceiro aniversário do programa de rádio portuguesa “Raízes”, animado por Carlos Moreira, Jean-Philippe, Patrícia Guerreiro, Alexia Nolan e Fernando Salvador, nas ondas da rádio Pluriel, com estúdios em St. Priest, na região de Lyon.

Durante este dia, cerca de três mil pessoas passaram pelo espaço, partilhando o convívio animado com os apresentadores, o Dj Roque da Cunha, vindo de Grenoble, e com Alexia Nolan, a recém-chegada ao programa Raízes. O som esteve a cargo de Filipe Ribeiro Animações, fazendo também ele parte da Direção da associação Raízes.

“O encontro foi marcado com os nossos ouvintes e amigos a partir das 14h00 no Ginásio David Doullet, em Charvieu-Chavagneux. Os primeiros a subir ao palco foram os Bombos Casa da Barca de Lyon, os nossos afilhados” conta-nos a animadora Alexia, seguindo-se os Alegres da Concertina de Savigneux, Loire.

Estiveram presentes nesta festa 12 grupos de folclore: Rosita, o grupo da casa, Rio Lima Alto Minho de Caluire, Corações do Minho de Jons, Grupo Etnográfico Casa da Barca de Lyon, Lusitanos de Mâcon, Estrelas do Minho de Vaulx-en-Vélin, Verde Minho de Ternay, Rosas da Primavera de Rives, Estrelas Douradas de Bourgoin-Jallieu, Lusitanos do Minho de St Martin d’Hères, Rosas do Minho de Chapelle-de-Gunchay, e a fechar o festival, as Flores de Portugal de Bron.

A animação da noite esteve a cargo de Fernando Correia Marques e de Mickael Akordeon, vindos diretamente de Portugal e que levaram o público ao rubro até altas horas da madrugada.

Foram momentos de grande emoção neste encontro da Comunidade portuguesa organizado pelo programa Raízes e com o apoio da Associação Rosita na logística e alguns elementos das várias associações dos arredores de Lyon.

O Maire de Charvieu, Gérard Dezempte, subiu ao palco na companhia de Sérgio Cordeiro e Patrícia Guerreiro, saudou o público presente e comunicou a este que a mesma localidade está a estreitar as relações para uma geminação com Nazaré. “Muitos dos nossos habitantes são Portugueses com raízes na Nazaré, pelo que esta geminação faz todo o sentido e reveste-se de uma importância especial para Charvieu” disse o Maire.

O Cônsul Geral de Portugal em Lyon, Luís Brito Câmara, também presente, aproveitou para felicitar a Associação Raízes, tendo felicitado o Presidente da Associação, José Carlos Moreira, e a sua equipa, por organizar o evento, nomeadamente Patrícia Guerreiro. Aproveitou ainda para felicitar o programa Raízes e toda a equipa do programa, tendo sublinhado a importância de haver um programa português de rádio em Lyon, “como forma de manter os laços com Portugal, ao nível cultural e da nossa língua”. Encorajou os Portugueses a “continuarem a reforçar as suas tradições e hábitos culturais, que honram Portugal, designadamente os ranchos folclóricos que trazem Portugal para a França”.

O apoio e presença de numerosas associações portuguesas no evento reforçou a presença de Portugal e aproximou Portugueses.

A Comunidade portuguesa na região de Lyon pode ouvir este programa todos os domingos, das 12h00 às 14h00, em 91.5 FM, ou em radiopluriel.fr. Um programa dedicado à Comunidade portuguesa, sempre com convidados, informação e muita música portuguesa.

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]