LusoJornal / Jorge Campos

Lyon: Associação de Ste Consorce com nova Direção acolhe Bombeiros de Fornos de Algodres

Já tomaram posse os novos corpos gerentes da Associação cultural e recreativa dos jovens portugueses de Lyon oeste (ACRJPLO), no seguimento de uma eleição antecipada anunciada na Assembleia Geral do dia 12 de janeiro.

A Assembleia geral decorreu na Salle des Vallons, cedida pela Mairie de Ste. Consorce, e acolheu cerca de 40 sócios. Foi feita leitura das contas anuais da coletividade, seguindo-se a apresentação de uma nova lista com objetivos de eleições antecipadas.

O novo Conselho de administração marcou uma primeira reunião para o dia 27 de janeiro para efetuar as eleições para os órgãos da Direção. Pedro Emanuel assume a presidência da Direção, com Luís de Almeida (vice-Presidente), Sylvie Geneste (Secretária) e Karine Batista (Tesoureira). “Anunciamos também a criação de três Secções com responsáveis de gestão e que terão uma certa autonomia: a Secção Bar, a Secção Eventos e a Secção Apoio. Todos se partilharão a organização dos futuros eventos” disse ao LusoJornal o vice-Presidente Luís de Almeida.

Depois da Assembleia Geral do dia 12 de janeiro, dirigentes e associados partilharam o Bolo Rei e a Galette des Rois, num momento de camaradagem e amizade.

A associação conta atualmente com 80 associados, portugueses e franceses, sobretudo famílias, e os eventos anuais têm uma frequência de três meses: jantares, bailes, jogos, barbecues e atividades culturais e de turismo na região Rhône.

“Temos previsto organizar passeios pedestres, visitas turísticas, conferências, além do que se faz habitualmente, e tudo isto para os próximos dois anos do nosso mandato” disse ao LusoJornal o Presidente Pedro Emanuel.

“O próximo evento está agendado para o dia 7 de março, onde ajudaremos a associação de Bombeiros de Fornos de Algodres que se propuseram de nos confecionarem um jantar de festa com uma ementa da nossa região e assim angariarem fundos para a sua associação” explicou Pedro Emanuel, ao mesmo tempo que anunciou que da ementa fará parte um Bacalhau com Feijões. “Nós damos toda a logística das salas e a sua preparação e também a animação musical” diz o Presidente.

A associação ACRJPLO integra também a dinamização da geminação entre os municípios de Ste. Consorce e Fornos de Algodres.

Acompanhando os Bombeiros, estará presente uma delegação da Câmara municipal de Fornos de Algodres, liderada pelo Presidente Manuel Fonseca, acompanhado da sua família, e que serão recebidos por Jean-Marc Thimonnier, Maire de Ste. Consorce. Estão ainda previstas para esta altura, reuniões de trabalho com a Maison Famille Rurale (MFR), com o Município de Ste. Consorce e com o Comité de Geminação.

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]