Lyon: Cerimónia pública de tomada de posse dos novos Conselheiros das Comunidades


Na quarta-feira passada, dia 6 de março, o Cônsul-Geral de Portugal em Lyon, André Sobral Cordeiro, convidou dirigentes associativos, empresários e membros da Comunidade portuguesa residente em Lyon, para marcarem presença numa cerimónia pública de tomada de posse dos 3 Conselheiros das Comunidades Portuguesas eleitos no dia 26 de novembro, nas áreas consulares de Lyon e de Marseille.

Cerca de cinquenta pessoas ouviram o discurso inicial do Cônsul-Geral, felicitando os 3 Conselheiros pelos resultados obtidos nas eleições por sufrágio universal e pela disponibilidade para se investirem nesta missão de ajudar as Comunidades das duas áreas consulares.

André Sobral Cordeiro explicou também junto do público presente qual a missão dos novos Conselheiros, frisando que devem “emitir pareceres ao Governo ou à Assembleia da República” sempre que tal lhes seja solicitado e ainda podem “produzir pareceres por sua própria iniciativa” sobre assuntos relacionados com as Comunidades portuguesas.

Na sua intervenção, o Cônsul-Geral salientou também que os Conselheiros das Comunidades “não representam Portugal junto das instituições portuguesas ou francesas”, mas que podem ser consultados por elas.

Os três Conselheiros agora eleitos – Jorge Campos, Emília de Macedo Campos e Manuel Cardia Lima – tiveram também a ocasião de usar da palavra. Todos agradeceram a iniciativa do Cônsul-Geral, tratando-se da primeira vez que uma cerimónia pública de tomada de posse foi organizada em Lyon, permitindo a todos os presentes de terem contacto e de travarem conhecimento com os Conselheiros, para o novo mandato de quatro anos.

“Vamos ter muito trabalho junto do movimento associativo, sobretudo aqui na região de Lyon, informando, dando ajuda aos projetos, sem esquecer o bom entendimento, solidariedade e a paz. Queremos também trabalhar a nível empresarial assim como a nível social” disseram os Conselheiros Emília Macedo e Jorge Campos, eleitos pela mesma lista.

“Estarei sempre presente para vos ajudar” disse por seu lado o Conselheiro Manuel Cardia Lima, que já foi Conselheiro das Comunidades em anteriores mandatos.

No final foi servido um pequeno “Porto de Honra” e houve um momento de troca de pareceres entre o Cônsul-Geral, os Conselheiros das Comunidades e os convidados presentes nesta tomada de posse que terminou com um “Muito obrigado a todos pela vossa presença” proferido por André Sobral Cordeiro.