Lyon: Comunidade católica portuguesa festejou 30 anos de sacerdócio do Padre Matteo Lo Gioco

[pro_ad_display_adzone id=”41081″]

 

No domingo 26 de junho, a Comunidade portuguesa e francesa de St Bruno, em Lyon, festejaram os trinta anos de sacerdócio do Padre Matteo Lo Gioco na escola “Les Chartreux”, no bairro da Croix Rousse.

No final da missa dominical, onde as duas Comunidades participaram em grande número, foi organizado um encontro com um piquenique servido a todos os participantes. A Comunidade portuguesa agradeceu ao Padre Matteo todo o seu investimento no acompanhamento e no acolhimento, na sua paróquia, e onde, desde quase dez anos, se celebra a Eucaristia franco-portuguesa.

“Recentemente eu fui designado pela Diocese para acompanhar a Comunidade portuguesa e uma vez por mês celebro a Eucaristia animada em português e também estamos a organizar, para depois das férias, a preparação ao sacramento da Crisma, casamentos, e batizados, tudo isto em paralelo com a minha missão de pároco de S. Bruno” disse o Padre Matteo Lo Gioco ao LusoJornal. “É pois com a ajuda de alguns membros da Comunidade que eu penso que poderemos dar uma ajuda e apoio espiritual à Comunidade portuguesa nos próximos tempos”.

Os encontros de amizade que se fizeram no “agora extinto” polo Eucarístico de St Foy-lès-Lyon, tiveram continuidade no fim de semana de 3 de julho, onde também um encontro “Barbecue” reuniu várias dezenas de pessoas que confraternizaram recordando tempos passados e projetando-se já para um tempo de férias que se aproximam.

As próximas missas franco-portuguesas propostas à Comunidade católica portuguesa, estão previstas em S. Bruno no dia 9 de outubro, às 9h00 e em Grand Clement no domingo 11 de setembro, às 9h30.

Os calendários das celebrações para 2022/23 estarão brevemente disponíveis no site da Comunidade católica.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]