Lyon: Decorreu este domingo a Peregrinação de Nossa Senhora de Fátima na Basílica de Fourvière

[pro_ad_display_adzone id=”41081″]


Este domingo, dia 15 de outubro, a Comunidade católica portuguesa da região de Lyon participou na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima na Basílica de Fourvière, evocando assim a última aparição da Virgem aos pastorinhos, em Fátima.

A “Associação comissão organizadora de Fátima em Fourvière” (ACOFF), convidou o Padre José Luís de Almeida, frei Dominicano, vindo de Paris, para animar esta peregrinação, assim como o Padre Matteo Logioco, para concelebraram a Eucaristia.

A celebração solene da Eucaristia teve início às 14h00 e foi seguida de uma procissão no interior da Basílica, com a imagem de Nossa Senhora de Fátima. No final, o tradicional “Adeus à Virgem” aumentou a emoção na multidão, que neste dia atingiu cerca 800 pessoas. Os lenços brancos apareceram nas mãos dos peregrinos e foram o sinal de despedida à Senhora de Fátima.

O “planPirate” não permitiu exteriorizar a procissão, que se limitou ao interior da Basílica, mas com o mesmo fervor religioso e entusiasmo.

“Há cerca de 7 anos vivi aqui em Lyon e fui o responsável da Comunidade portuguesa e hoje encontrei aqui de novo (um pouco mais idosos) muitos amigos que por aqui deixei, e também o mesmo fervor pela Nossa Senhora de Fátima. Vivi esta mesma celebração várias vezes, o que me deixa feliz hoje ao ver a continuidade deste evento religioso” disse ao LusoJornal o Padre José Luís de Almeida.

“Desde o início deste ano, a Comunidade católica portuguesa tem um novo responsável, o Padre Matteo Logioco, nomeado pela Diocese na pessoa do Arcebispo Olivier de Germay, e foi criada uma associação de fiéis para que, no futuro, tenham a seu cargo a responsabilidade de organizar esta peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima aqui na Diocese de Lyon, juntando todas as Comunidades lusófonas onde se venera a Nossa Senhora de Fátima” explicou Manuel Batista, membro da ACOFF.

“A Comunidade portuguesa pode contar comigo para acompanhá-los nas celebrações dominicais, preparação de batizados, casamentos e a catequese para adultos como a Crisma, entre outras atividades religiosas” confirmou por seu lado o Padre Matteo Logioco.

O Responsável pela Comunidade católica portuguesa referiu que já há calendário para as duas missas mensais que decorrem no primeiro e no terceiro domingo de cada mês.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]