LusoJornal / Jorge Campos

Lyon: Magusto da ACRJPLO em St Consorce

No domingo dia 11 de novembro, a associação portuguesa ACRJPLO organizou o seu “Magusto” anual neste dia de S. Martinho. Esta tradição está ainda muito viva em Portugal e leva as populações a partilharem as castanhas assadas. A Comunidade portuguesa residente no “Grande Lyon” viveu, em diferentes associações, esta tradição secular.

As associações portuguesas de Caluire, Lyon 6, Bron, Feyzin, St Priest, Brignais e outras mais, no sábado dia 10 e no domingo dia 11, festejaram e viveram esta tradição com os seus sócios.

A Associação Cultural Recreativa dos Jovens Portugueses de Lyon Oeste convidou a população de Ste Consorce (69) para partilharem esta tradição onde se pode ver também o Maire Jean-Marc Thimonier e o Presidente do Comité de geminação Pascal Didelet, bem como outros representantes da comunidade francesa.

“Esta manhã tivemos a cerimónia do Centenário do Armistício da I Guerra mundial 14-18 onde também lembrámos a presença dos Portugueses e as vítimas da Batalha de La Lys. E esta tarde temos esta tradição bem portuguesa com a Comunidade, e que mostra a amizade que nos une” disse ao LusoJornal o Maire Jean-Marc Thimonier.

O Presidente do Comité de Geminação, Pascal Didelet, disse que brevemente vai deslocar-se a Fornos de Algodres uma delegação de Ste Consorce para festejar os 70 anos dos Bombeiros locais. “A delegação terá cerca de 30 pessoas e vamos estar em terras lusitanas nos dias 6, 7, 8 e 9 de dezembro. A maioria são bombeiros de Ste. Consorce com as respetivas famílias e contamos também com membros do Comité”.

A associação ACJRPLO tem atividades previstas até ao fim do ano, entre elas o jantar de gala e de fim de ano, no sábado 15 de dezembro. “Estamos muito contentes com a participação da população de Ste Consorce e dos nossos sócios a esta nossa atividade, cheia de simbolismo e de tradição” disse o Presidente da ACRJPLO, Serafim Pacheco. “Vamos também acompanhar a delegação aos festejos do aniversario dos bombeiros de Fornos, pois somos muitos a termos as nossas origens neste conselho da região da Beira alta”.