Lyon: Peregrinação de Nossa Senhora de Fátima em Fourvière

[pro_ad_display_adzone id=”41081″]

No fim de semana do 13 e 14 de maio, a Comunidade católica portuguesa da região de Lyon participou na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima no Santuário de Nossa Senhora de Fourvière.

A Associação comissão organizadora de Fátima em Fourvière (ACOFF) convidou o Frade Elvino Reis, vindo de Portugal, para animar esta peregrinação, assim como o Padre Matteo LoGioco, que concelebraram a Eucaristia nestes dois dias.

No sábado 13 de maio foi organizada uma procissão de velas que percorreu o caminho entre a Catedral de S. João e a Basílica de Fourvière, onde participaram várias centenas de peregrinos recitando o terço. Esta manifestação teve início pelas 20h00 e terminou pelas 22h30. A vigília de adoração, a bênção do Santíssimo, e as confissões tiveram lugar com a presença do Reitor da Basílica, Yves Guerpillon, e do Padre Luc Gindre.

No domingo 14 de maio, a celebração solene da Eucaristia teve início às 14h00, e foi seguida de uma procissão nas ruas adjacentes da Basílica de Fourvière com a imagem de Nossa Senhora de Fátima. No final, o tradicional “Adeus à Virgem” aumentou a emoção na multidão, que neste dia atingiu cerca de 2.500 pessoas dentro e fora da Basílica. Os lenços brancos apareceram nas mãos dos peregrinos, e foram o sinal de despedida a Nossa Senhora de Fátima.

“Fico muito contente por ter animado esta peregrinarão em honra de Nossa Senhora de Fátima, e de ter encontrado também aqui conterrâneos e familiares que eu não esperava, da comunidade Cabo-verdiana residente em Lyon, pois a nossa fé em Maria é vivida da mesma forma, e aqui hoje pode exprimir-se essa fé” disse ao LusoJornal Frei Elvino Reis. “Eu resido em Portugal, sou Frei Franciscano e tenho a dupla nacionalidade, o que me leva a viajar frequentemente até Cabo Verde, para a cidade da Praia, onde também tenho vivido missões de evangelização. Foi verdadeiramente uma linda e boa experiência cristã que as duas Comunidades aqui hoje viveram, graças a Deus e a Maria” concluiu Frei Elvino Reis.

No decorrer desta cerimónia foram consagrados a Virgem Maria 18 jovens adultos que se preparam a receber o sacramento da Crisma, e os meninos da Catequese de vários cursos vindos de Villeurbanne, acompanhados pelos respetivos Catequistas.

“Este ano, mesmo com uma meteorologia muito instável, os peregrinos foram ainda mais numerosos a prestarem homenagem e a exprimirem a sua fé Mariana, participando com grande devoção as manifestações destes dois dias” disse Georgina Santos, membro da ACOFF.

“Hoje a Comunidade tem num novo responsável, o Padre Matteo LoGioco, que foi nomeado pela Diocese, pela pessoa do arcebispo Olivier de Germay, desde o início do ano 2023, e isto é oficial, e foi criada uma associação de fiéis para que no futuro, tenham a responsabilidade de organizarem esta peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, aqui na diocese de Lyon, juntando todas as Comunidades lusófonas onde se venera Nossa Senhora de Fátima” disse Manuel Batista, membro da Comissão.

Estiveram presentes, respondendo ao convite feito pela Comissão, delegações com as suas bandeiras e estandartes. Participaram na procissão as delegações de Brignais, Neuville, Croix-Rousse e a Comunidade Cabo-verdiana de Lyon.

A próxima data onde será venerada a Virgem Maria na Basílica de Fourvière, será em outubro, no domingo dia 15, com início da Eucaristia às 14h30. Está a decorrer atualmente, todos os sábados, a recitação do terço na cripta de S. José, na Basílica de Fourvière, frente ao altar de Nossa Senhora de Fátima, tendo início às 16h00. A intenção da oração é pela paz na Ucrânia e no Mundo.

“Eu e toda a equipa da Pastoral temos como objetivo de iniciarmos atividades dignas de uma Pastoral, isto é celebração da Eucaristia duas vezes por mês, ou seja, domingo sim, domingo não, e desde já propomos também a preparação aos sacramentos dos mais jovens, Batizados, Primeira comunhão, assim como aos adultos, com catequese para adultos, Crisma e Matrimónio, logo que sejam solicitados” explica o Padre Matteo LoGioco. “A partir de outubro próximo, tudo isto estará à disposição da Comunidade portuguesa aqui na Paróquia de S. Bruno, no bairro da Coix Rousse, em simultâneo com a Paróquia da Natividade, em Villeurbanne, onde já existe um polo de catequese”.

Nos dois próximos fins de semana, na região de Lyon e do Ain, haverá manifestações em honra de Nossa Senhora de Fátima pela Comunidade portuguesa. Em Vaulx-en-Velin, no domingo 21 de maio, na Igreja de Saint Joseph, às 14h30, haverá missa seguida de procissão. E em Montluel, a celebração terá lugar no sábado 27 de maio, com procissão de velas, e no domingo 28 com missa solene, seguida de uma procissão no final da celebração da eucaristia.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]