Lyon: Peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima em Fourvière

No fim de semana de 11 e 12 de maio, a comunidade católica portuguesa da região de Lyon participou na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima no santuário de Nossa Senhora de Fourvière, organizada pela Comissão organizadora de Fátima em Fourviere (ACOFF).

A ACOFF convidou o padre Paulo José Figueira, Reitor do Seminário diocesano da Guarda, vindo de Portugal para animar esta peregrinação. Estava também o Padre Matteo LoGioco, responsável pela Comunidade, que concelebrou a Eucaristia neste dia 12 de maio.

No sábado 11 foi organizada uma procissão de velas, que percorreu o caminho entre a Catedral de S. João e a Basílica de Fourvière, passando pelos Jardins do Rosário, onde participaram várias centenas de peregrinos, recitando o terço. O início desta manifestação teve lugar pelas 20h00 e terminou pelas 23h00, onde uma vigília de adoração, com a benção do Santíssimo e com confissões, tiveram lugar na presença do padre Luis Manvielle, representante do Reitorado da Basílica de Fourvière, e que também participou nas confissões.

No domingo 12 de maio, a celebração solene da Eucaristia teve início às 14h00, e foi seguida da procissão nas ruas adjacentes da Basílica de Fourvière com a imagem de Nossa Senhora de Fátima. No final, o tradicional “Adeus à Virgem” aumentou a emoção na multidão, que neste dia atingiu cerca de mil e quinhentas pessoas, dentro e fora da Basílica. Os lenços brancos apareceram nas mãos dos peregrinos, e foi o sinal de despedida à Senhora de Fátima.

“Estou muito feliz por ter animado esta peregrinarão em honra de Nossa Senhora de Fátima. Aqui pudemos verificar que a fé Mariana está ainda muito enraizada na Comunidade portuguesa, onde quer que ela esteja. Estive no Luxemburgo e verifiquei a mesma fé na Comunidade portuguesa. Deus queira que assim continue, pois as tendências são para que se perca cada vez mais a fé e o abandono da prática religiosa” disse o Padre Paulo José.

No decorrer desta cerimónia foram consagrados à Virgem Maria quatro jovens adultos que se preparam para receberem o sacramento da Crisma, e os meninos da Catequese de vários cursos vindos de Villeurbanne e de Craponne, acompanhados pelos respetivos catequistas.