LusoJornal / Jorge Campos

Lyon: Peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima na Basílica de Fourvière

No domingo, dia 14 de outubro, a Pastoral portuguesa da Diocese de Lyon organizou um encontro e uma eucaristia em honra de Nossa Senhora de Fátima, na Basílica de Fourvière.

A “Comissão Fátima / Fourvière” teve ao seu encargo a logística deste evento religioso onde cerca de 1.500 peregrinos se reuniram nesta tarde de domingo, pelas 14h30, para a Eucaristia. O Padre cónego e Capelão da Comunidade portuguesa na Diocese Lyon, Eric Besson, concelebrou com o Vigário geral moderador da Diocese Yves Baumgarten e com o Padre Jean Colomb.

Estava também presente na assembleia o Cônsul Geral de Portugal em Lyon, Luís Câmara Brito.

“Quero relembrar que a Comunidade portuguesa tem hoje quatro lugares, quatro Paróquias, onde se celebra a Eucaristia dominical: a Natividade e Ste Famille em Villeurbanne, e St. Bruno e St. Luc em Lyon. Mas existe uma só Comunidade e tudo se fará em coordenação com os responsáveis da Pastoral e comigo mesmo” disse no decorrer da sua homilia o Padre Eric Besson. “Esta peregrinação de hoje, em honra de Nossa Senhora de Fátima, faz parte, na Diocese, de outras peregrinações em datas e locais geográficos diferentes, mas principalmente em maio e em outubro”.

A Pastoral tem também dois polos de Catequese e de preparação aos sacramentos, frequentado por cerca de 80 jovens Portugueses. Em Villeurbanne e St Foy-lès-Lyon, vários responsáveis e catequistas, têm este encargo e missão na igreja.

Na Diocese de Lyon, a Comunidade católica portuguesa é muito numerosa, com cerca de trinta mil pessoas, mas a frequentação nas celebrações eucarísticas, ou noutras manifestações católicas, é muito pouca, pois são cerca de quinhentas pessoas que mensalmente frequentam os quatro pontos de encontro para a celebração da Eucaristia em português.

No final, viveu-se o tradicional Adeus à Virgem, com os lenços brancos agitados pela assembleia, e que “teve grande emoção neste encontro de agradecimento e promessas feitas a Nossa Senhora, pelos fiéis e devotos à Mãe de Deus”.

E como tem sido habitual, foram distribuídas as flores do enfeite do andor a toda a assembleia, e foram recolhidos os donativos e as promessas à Virgem Maria.

O Vigário Geral Yves Baumgarten citou uma mensagem vinda do Cardeal Philippe Barbarin, com muitos agradecimentos e votos de felicidades na Fé, para a Comunidade portuguesa. Finalmente, felicitou a Comunidade pela organização e a “linda cerimónia” que acabara de viver na sua companhia.

As próximas cerimónias em honra de Nossa Senhora de Fátima serão na Croix Rousse e em Neuville, nos dias 20 e 28 de outubro. No mês de maio do próximo ano, as datas para estas celebrações em Fourvière já foram marcadas para os dias 11 e 12 de outubro, sábado e domingo, onde de novo a Comunidade mostrará a sua Fé Mariana.