LusoJornal / Dominique Stoenesco

Mairie de Paris acolhe jornada “Cultura & Democracia” organizada pela CCPF e pelo Centro Cultural Camões


A Coordenação das Coletividades Portuguesas de França (CCPF), em colaboração com o Camões – Centro Cultural Português em Paris, organiza no sábado, 24 de outubro, uma grande jornada dedicada ao tema “Cultura & Democracia”, no coração do Hôtel de Ville de Paris. A iniciativa, apoiada pela Mairie de Paris e pela Embaixada de Portugal, pretende sublinhar o papel central das associações portuguesas na vida cultural franco-portuguesa e refletir sobre os desafios contemporâneos da democracia cultural.

A abertura institucional está marcada para as 14h30, com intervenções do Maire de Paris, Emmanuel Grégoire, do Embaixador de Portugal Francisco Ribeiro de Menezes e da Presidente da CCPF Marie-Hélène Euvrard, num gesto simbólico que reafirma a importância das coletividades portuguesas no tecido associativo da região parisiense.

O ponto alto da tarde será a conferência “Culture & Démocratie, les enjeux contemporains”, moderada por Jorge Barreto Xavier, Conselheiro cultural da Embaixada de Portugal e Diretor do Instituto Camões em Paris. O painel reúne figuras de referência da vida cultural francesa: Sandrina Martins, Diretora do Carreau du Temple, David Coelho, responsável pela conservação e exposições do Musée National de l’Histoire de l’Immigration, e Tiago Guedes, Diretor da Maison de la Danse de Lyon. A discussão promete abordar o papel das instituições culturais na defesa da democracia, a participação cidadã e os novos modelos de criação e difusão cultural.

Às 16h00, a jornada entra numa fase prática com três ateliers em paralelo, dedicados a temas essenciais para o movimento associativo português em França.

Um dos debates abordará “Gestão das organizações associativas culturais”, com Isabel Vincent, co-Presidente da associação O Sol de Portugal de Bordeaux e Pessac, Gita Aslani-Shahrestani, Diretora dos assuntos culturais e da biblioteca Cavanna, da cidade de Nogent-sur-Marne, com moderação de Jenny Carneiro, da associação Cap Magellan.

Outro debate abordará “Língua portuguesa e cultura no contexto associativo”, com professores e dirigentes de associações dedicadas ao ensino e à transmissão cultural. Vão intervir o professor António Oliveira, Secretário Geral da associação ADEPBA, Leonor Guineau, Presidente da associação AP Cœur de Seine (Garches, Marnes-la-Coquette, Saint-Cloud, Vaucresson), com moderação de Mathias Isidoro, Presidente da associação Portugal du Nord au Sud de Saint Brice-sous-Forêt (95).

Finalmente, o terceiro debate aborda “Construir uma programação cultural no território”, com a participação de Carlos Pereira, Diretor do LusoJornal e ex-Diretor executivo da CCPF, e de Egídia Souto, docente da Sorbonne Nouvelle. A moderação é de Bruno Araújo, Secretário Geral da CCPF.

Cada atelier terá uma “restituição” em plenário, às 16h45, permitindo que todos os participantes partilhem conclusões e propostas. A sessão de trabalhos encerra às 17h30.

A partir das 18h30, o Hôtel de Ville transforma-se num palco de celebração da “amizade franco-portuguesa”, com uma tarde cultural que destaca duas vozes do fado. Jéssica Ângelo, foi selecionada pelas coletividades de Lisboa. Segue-se Teresinha Landeiro, uma das figuras mais marcantes do fado contemporâneo, que apresenta em Paris o seu álbum “Será que lhe Descobres a Poesia?”, lançado em maio de 2026. A fadista, que tem percorrido palcos de Portugal, Cabo Verde, China, Turquia e vários países europeus, traz à capital francesa um fado jovem, ambicioso e luminoso.

O espetáculo terá lugar na Salle des Fêtes, seguido de um cocktail no Salon des Arcades, a partir das 20h15.

Com esta jornada, a CCPF reafirma a missão das coletividades portuguesas: transmitir a língua, preservar a memória, dinamizar a cultura e fortalecer os laços entre Portugal e França. Num momento em que a democracia cultural enfrenta novos desafios, a iniciativa pretende valorizar o papel das associações como espaços de participação, criação e cidadania.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Não perca