Mais de 9.100 milhões de euros de vinho português vendido para França em 2017

Em 2017, Portugal alcançou o nono lugar entre os 10 principais exportadores de vinho do mundo, segundo dados atualizados das exportações apresentados pelo Instituto da Vinha e do Vinho (IVV).

Em volume, Portugal exportou cerca de três milhões de hectolitros no ano passado, o que em valor corresponde a 780 milhões de euros.

Com 24 milhões de hectolitros de vinho colocados no mercado externo, a Espanha lidera a lista dos 10 principais exportadores mundiais quanto ao volume. Mas a França liderou em 2017 em termos de valor, tendo chegado aos 9.101 milhões de euros.

Os principais destinos do vinho português foram França, Estados Unidos da América e Reino Unido, totalizando 33% das exportações.

Os bons resultados que o turismo tem vindo a registar, com o aumento do número de estrangeiros que visitam Portugal, ano após ano, têm contribuído para reforçar a promoção dos vinhos nacionais. “Os nossos vinhos são mais conhecidos cá e lá fora”, Sublinhou o secretário de Estado da Agricultura.

A vitivinicultura é um setor bem organizado em Portugal que “não exige muito” das políticas públicas, disse o Secretário de Estado, realçando a trajetória de crescimento das exportações de vinho nos últimos anos.

“O setor comportou-se de uma forma extremamente profissional”, nos diferentes ciclos políticos, disse Luís Medeiros Vieira, em Coimbra, ao salientar que os enólogos “são os grandes obreiros da grande mudança” dos últimos 10 a 15 anos.

Por outro lado, o “excelente trabalho” do movimento associativo tem sido determinante para o aumento das exportações de vinhos nacionais diversos.

O Secretário de Estado da Agricultura intervinha na abertura do Fórum Anual Vinhos de Portugal, que decorreu na antiga igreja do Convento de São Francisco, em Coimbra.

A vitivinicultura constitui atualmente “um setor maduro” da agricultura e da economia nacionais, o que explica a tendência de crescimento das exportações.

[pro_ad_display_adzone id=”906″]