Casa de Portugal André de Gouveia

Maison du Portugal acolhe cerimónia oficial de entrega dos prémios do Concurso Literário “As minhas férias em Portugal”

[pro_ad_display_adzone id=”41080″]

 

A Casa de Portugal André de Gouveia, na Cidade Universitária Internacional de Paris, vai acolher no dia 7 de janeiro, pelas 14h00, a cerimónia oficial de entrega dos prémios aos vencedores e participantes que receberam uma Menção Honrosa no Concurso Literário “As minhas férias em Portugal”.

Organizado pela Associação Internacional dos Lusodescendentes (AILD) e pela Rádio Arc en Ciel de Orléans, “este concurso, que pretendeu fomentar a criatividade literária e a escrita em português dos jovens emigrantes e lusodescendentes, contou com a participação de quase duzentos jovens autores que, um pouco de todo o mundo, enviaram os seus textos e provaram que a página em branco não os assusta” diz uma nota dos organizadores.

“A escolha dos grandes vencedores foi difícil” diz uma nota enviada ao LusoJornal.

Por entre prosa e poesia, histórias de família, viagens no tempo e jornais de bordo, os membros do júri selecionaram como grandes vencedores os trabalhos “O espírito do rio”, de Clara Silveira Dunand (categoria A) e “Detalhes, hospital e borboletas”, de Léane de Abreu (categoria B).

O júri também considerou merecedores de Menção Honrosa os trabalhos enviados por Matéo Augusto Rodrigues, Manuel Moreira Fonseca, Mickael Dias Brito, Diego Badolato Viala, Sara da Cruz, Carolina Marques Cabral, Helena Cabral, Arthur Leplat, Isabela Marques e Arthur Bouchet Leal.

A cerimónia oficial de entrega dos prémios contará com diversos momentos, com especial destaque para a oficina de escrita “Leitura e escrita: dicas para criares a tua própria história”.

Dinamizada por Nuno Gomes Garcia, escritor, colaborador do LusoJornal e Diretor Geral do Conselho Cultural da AILD/França, e Sara Novais Nogueira, mestre em Línguas Literaturas e Civilizações Lusófonas e Diretora do Conselho Cultural da AILD/França, “esta iniciativa procurará ajudar os jovens escritores a consolidarem métodos de leitura e de escrita, potenciando a sua criatividade literária”.

A Associação Internacional dos Lusodescendentes, a Rádio Arc en Ciel e a Maison du Portugal “convidam a marcar presença neste evento todos os participantes e respetivas famílias, bem como toda a comunidade escolar de língua portuguesa (professores e alunos), convidando-os a conhecer um pouco melhor a qualidade dos trabalhos destes potenciais escritores, mas também a constatar o enorme contributo desta iniciativa na criação de uma nova geração de lusodescendentes mais plurilingue e multicultural”.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]