Mário Centeno pode substituir Christine Lagarde no FMI?

O Ministro português das Finanças, Mário Centeno, é um dos quatro nomes prováveis para substituir a Francesa Christine Lagarde no FMI (Fundo Monetário Internacional).

Jeroen Dijsselbloem, ex-Ministro das finanças holandês e antecessor de Mário Centeno na presidência do Eurogrupo, é apontado como favorito. Além do Português Mário Centeno, a Ministra da Economia espanhola, Nadia Calviño, e o antigo Comissário europeu e Presidente do Banco Central da Finlândia Olli Rehn, são os restantes nomes que compõem as quatro possibilidades que serão analisadas.

Christine Lagarde vai deixar de ser Diretora administrativa do FMI a 12 de setembro e apresentou a demissão depois de ter sido escolhida para líder do Banco Central Europeu (BCE).

 

António Costa e Rui Rio apoiam Mário Centeno

O consenso em Portugal está estabelecido em torno de Mário Centeno. O Primeiro Ministro português, António Costa, confirmou em entrevista à Rádio Observador que “Centeno no FMI é hipótese mas não é objetivo”.

Em entrevista à rádio do jornal online Observador, Rui Rio, Presidente do PSD, defendeu que, “salvo situações absolutamente extraordinárias”, apoiará “qualquer português que tenha condições para ocupar um cargo internacional de relevo”, acrescentando que “se o professor Mário Centeno tiver reais possibilidades de substituir Christine Lagarde no FMI, com certeza que tem o meu apoio”, concluiu.

 

França escolhe candidato europeu

O Governo francês vai coordenar os trabalhos entre os países da União Europeia (UE) para escolha de um candidato único ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

A França, que agora preside o grupo internacional G7, disponibilizou-se para “ajudar a conciliar os pontos de vista europeus” no âmbito da escolha de um candidato comum ao FMI, prescindindo assim de apresentar um Francês.

Os países europeus procuram uma candidatura “de consenso” para substituir a Francesa Christine Lagarde como Diretora-geral do FMI, revelou o Ministro das Finanças francês, afirmando esperar que isso aconteça até ao fim do mês.

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]