Meixão vivo a caminho de França apreendido no Porto

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

A Alfândega do Aeroporto do Porto apreendeu uma mala de um viajante onde se encontravam acondicionados 11,045 quilos de meixão vivo, com um valor estimado de 16.600 euros.

Na página da Internet da Autoridade Tributária e Aduaneira lê-se hoje que o meixão (espécie de enguia bebé) era transportado por um viajante de nacionalidade malaia, com destino a Paris e encontrava-se dentro de sacos de plástico com água, intercalados com sacos térmicos, de forma a manter uma temperatura adequada para manter a vida.

De acordo com a informação disponibilizada, trata-se de “uma das espécies mais traficadas no mercado negro para efeitos de consumo alimentar, em particular nos mercados asiáticos, principal causa do colapso da população desta espécie, que faz parte do Anexo II da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção, denominada Convenção CITES”.

O meixão foi entregue ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) que assegurou a sua libertação no meio aquático de forma a preservar a vida dos espécimes e proteção da espécie.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]