Mensagem de Natal do Cônsul-Geral de Portugal em Paris


Caros compatriotas,

Neste momento, quando mais um ano se aproxima do seu termo, dirijo-me a todos vós para vos desejar um Natal muito feliz e um excelente 2024, em meu nome pessoal e no nome de toda a equipa consular.

Apesar das dificuldades e incertezas que sempre nos preocupam, apraz-me registar que 2023 trouxe um reforço dos serviços consulares e uma normalização do atendimento, com vantagens para todos os que solicitam o Consulado-geral em Paris, algo que se torna cada vez mais evidente, tendo deixado de se verificar a maioria dos constrangimentos sentidos no passado.

O ano que agora finda, tal como nos foi dado constatar, trouxe também uma revitalização do Movimento Associativo, por contraposição ao sombrio período que o antecedeu. Existem hoje novas dinâmicas na Comunidade portuguesa, sempre solidária, mas cada vez mais aberta para o exterior e atenta aos desafios, em permanente evolução, que se lhe colocam.

Há ainda um caminho a percorrer no domínio da participação cívica e política em Portugal, algo que cumpre lembrar, perante os atos eleitorais que se avizinham. Em contrapartida, é grato registar que se assiste a uma cada vez maior implicação de muitos de vós na vida política francesa, assumindo cargos de crescente responsabilidade.

Pela minha parte, mantenho o propósito de continuar ao vosso lado, à vossa escuta, procurando que este posto consular forneça um melhor serviço, mais rápido e eficaz. Desta forma espero modestamente contribuir para o reforço do vosso sucesso, individualmente e enquanto comunidade portuguesa em França.

Votos de Boas Festas!

.
Carlos Oliveira

Cônsul-Geral de Portugal em Paris