Photo: FC Nantes

Miguel Cardoso, à procura de sucesso no Nantes

A Ligue 1 conta com um segundo Treinador português para esta temporada 2018/2019: Miguel Cardoso. O Técnico luso está à frente da equipa do Nantes, juntando-se assim a Leonardo Jardim, que conseguiu a proeza de ser Campeão de França em 2016/2017 com o Monaco, derrotando o poderoso PSG.

Após três jornadas disputadas, o Nantes tem apenas um ponto após o empate caseiro a uma bola frente ao Caen na passada semana. De recordar que nas duas primeiras jornadas foram duas derrotas: 3-1 frente ao Monaco e 2-0 frente ao Dijon.

O LusoJornal teve a oportunidade de falar com Miguel Cardoso (na esquerda na foto), abordando a sua chegada ao Nantes e a sua adaptação.

 

A experiência no Nantes tem corrido bem?

Tem sido tranquila. Tem sido normal, no sentido em que as pessoas são pessoas, e quando se alteram hábitos, naturalmente há aqui ou ali alguma resistência, mas a resistência é normal. Vimos uma resistência evoluída, mas completamente envolvida naquilo que fez. É um sinal positivo de que a resistência já não existe, já está completamente ultrapassada. Temos uma equipa preparada para um processo rigoroso, um processo de treino ambicioso, um processo de treino exigente, mas isso foi até ao ponto em que eles percebem que esse processo, acima de tudo, significa que vou lutar muito para os fazer crescer, para os fazer competentes, para os fazer melhores jogadores e é esse o objetivo.

 

Miguel, está feliz no Nantes?

Eu tinha como intenção voltar ao estrangeiro o mais rápido possível. Voltei a Portugal para poder sair como Treinador principal e desde o momento em que percebi que as coisas poderiam acontecer, procurei uma saída e um clube que me pudesse dar as condições para trabalhar. Este é um clube onde é um prazer trabalhar, é um clube histórico em França, um clube que projeta valores importantes, e trabalhar com o Presidente e a família é muito bom. Portanto agora é continuar forte e encontrar o nosso caminho, para fazer crescer a equipa, fazer melhorar os nossos jogadores e estarmos certos que estes jogos vão fazer resultados.

 

Quais são os objetivos?

Não há de todo. Esta é uma uma equipa nova. As pessoas têm de pôr os pés no chão, e perceber que é um trabalho de construção. Tenho dois anos de contrato e o projeto que me fizeram foi um projeto de construção de uma equipa em dois anos. O fundamental é percebermos que isto vai demorar o seu tempo, os jogadores vão crescer aos poucos, vão perceber as coisas. Estou tranquilo, sereno, porque isto é um projeto sobre duas temporadas e é um projeto partilhado por mim, pelo Presidente, e pela Direção desportiva. Vamos construir uma identidade nova, queremos resgatar um pouco do que são os valores do clube, e trazer esses valores para a equipa, e depois construir uma identidade e uma ideia de jogo muito forte. É o que nós queremos e estou certo que tenho o grupo para isso. Vamos fazer este grupo ajustar-se ao ponto de conseguirmos, com calma, continuar a fazer o nosso caminho.

 

Na primeira jornada defrontou o Monaco de Leonardo Jardim…

Foi um jogo contra um adversário forte. Um jogo no qual pudemos pôr em prática um pouco de tudo aquilo que tem sido o nosso trabalho. Agora há momentos de jogo que nos penalizaram. No entanto fica claro que a intenção foi fazer um resultado e de mostrar que estamos num processo de afirmação e de construção. Estamos diferentes, somos diferentes, e somos ambiciosos. Somos tão ambiciosos que no espaço de um mês e meio, construímos aquilo que vimos no campo. Acho que é um Nantes ambicioso, um Nantes determinado, um Nantes agressivo, um Nantes capaz e controlador. Mas fomos penalizados num momento em que podíamos ter empatado, houve um ressalto do qual resultou um contra-ataque que faz o 2-0 e define o jogo. No momento em que temos o estádio completamente envolvido pelo futebol que estávamos a praticar, acontece o 2-0. O resultado foi o que foi. Temos que gerir resultados e o resultado é que é fundamental, mas os sinais que temos são de construção e de afirmação de que vamos fazer caminho naturalmente.

 

Nesta quarta jornada, o Nantes de Miguel Cardoso desloca-se ao terreno do Strasbourg, a 1 de setembro, pelas 20h00.